Problemas no fígado devem ser vistos como situações graves de saúde. O órgão é um daqueles que compõem o rol de estruturas vitais para a saúde humana. Uma das situações que merece atenção é a que envolve o excesso de gordura visceral, também conhecida como fígado gorduroso.
Veja também: Dieta do vinagre de maçã realmente ajuda a emagrecer?
Esse quadro de saúde pode ser gerado por obesidade, alimentação desregrada e cheia de gorduras, além do excesso de bebidas alcoólicas. Existem vários fatores que podem desencadear o fígado gorduroso.
Confira quais são os sintomas:
Sintomas do fígado gorduroso nas pessoas
Se você tem fígado gorduroso provavelmente irá apresentar alguns desses sintomas bem desagradáveis:
- Suor em excesso: a temperatura do corpo tende a ser maior em pessoas com fígado gorduroso e isso faz com que o suor seja excessivo.
- Fadiga permanente: você se sentirá com mais cansaço do que antes;
- Mais acnes: a tendência do fígado gorduroso é proporcionar o aparecimento de acnes com mais frequência;
- Mau hálito: mesmo escovando os dentes, a pessoa se mantém com o mau cheiro dentro da boca;
- Alergias frequentes: o mau funcionamento do fígado inibe a ação de anticorpos contra alergias.
Bônus: alimentos que melhoram a saúde do fígado gorduroso
A boa notícia é que através da alimentação também é possível garantir maior proteção do fígado. Um dos problemas mais frequentes está no acúmulo de gordura visceral nesta região. Para isso, é importante ter uma dieta balanceada a fim de não sobrecarregar esse órgão.
1 – Beterraba
A beterraba é um ótimo alimento para controlar os índices de glicemia no corpo. Contudo, para ter uma boa absorção, o mais indicado é o consumo do alimento ainda cru, que pode ser ralado. O nitrato presente na beterraba ajuda na vasodilatação e contém alto teor de antioxidantes, responsáveis por proteger o fígado.
2 – Aveia
Dentre os carboidratos, a aveia é um dos mais indicados, já que possui propriedades que ajudam a equilibrar o organismo. Ela é uma bela fonte de beta-glucana e auxilia a reduzir os níveis de colesterol LDL. Esse é o colesterol prejudicial para a saúde, em especial para o sistema vascular e para o fígado.
3 – Castanha-do-pará
Embora seja uma oleaginosa, a castanha-do-pará apresenta o que chamamos de gordura boa. Ela é rica em ômega 3 e em vitaminas que são excelentes para a cicatrização e regeneração dos tecidos orgânicos, como o do fígado.
4 – Abacate
O abacate é uma rica fonte de nutrientes e, com certeza, deve estar inserido na dieta. Ele possui bastante glutationa, que é um tipo de antioxidante capaz de agir diretamente no fígado e proteger o órgão.
5 – Alcachofra
A alcachofra é rica em silimarina, um antioxidante que é comercializado em vários fármacos. Ele serve justamente para o tratamento de doenças que afetam o fígado. Ela ajuda a diminuir a gordura visceral presente no órgão. Ela pode ser tanto consumida como chá quanto cozida.