Uma fatia dos lucros do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) obtidos em 2021 será distribuída aos trabalhadores com contas vinculadas até 31 de agosto deste ano. O resultado final acerca dos rendimentos será informado pela Caixa Econômica Federal até julho, e o montante do repasse a ser divulgado após a confirmação do Conselho Curador do FGTS.
Leia mais: Saiba o que o trabalhador que não conseguiu sacar o FGTS extraordinário deve fazer
A reunião extraordinária para decidir o destino do demonstrativo financeiro do FGTS em 2021 está marcada para o próximo mês. O colegiado que decide o valor a ser distribuído pelo lucro do FGTS é formado por representantes do governo, empresas e trabalhadores.
Inflação x Lucro do FGTS
Em 2021, foram repassados às contas dos trabalhadores um total de R$ 8,1 bilhões, o que correspondeu a quantia de 96% do lucro líquido obtido pelo FGTS em 2020.
Para este ano, no entanto, devido o aumento da inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a previsão é que o rendimento do fundo perca para a alta dos preços, mesmo ganhando da poupança em rentabilidade.
Quem tem direito ao lucro do FGTS?
Podem receber o lucro do FGTS os cotistas que tinham saldo em conta vinculada ao fundo na data de 31 de dezembro de 2021. O valor repassado é proporcional ao montante acumulado, que passa a ser incorporado ao Fundo de Garantia.
Quando será possível sacar o lucro do FGTS?
Apesar do depósito do dinheiro na conta, o trabalhador só pode sacar o FGTS em situações estabelecidas por lei, como demissão sem justa causa, compra da casa própria, estar sem emprego com carteira assinada durante três anos, aposentadoria, saque-aniversário, doenças graves, dentre outras. A distribuição do dinheiro é feita pela Caixa ao trabalhador.
Como consultar o FGTS?
Para consultar o extrato do FGTS, o trabalhador pode baixar o aplicativo do FGTS (disponível no Google Play e App Store), acessar o site FGTS ou aplicativo da Caixa, caso o trabalhador seja correntista do banco.