Aproximadamente 210 mil veículos – entre carros, motos e caminhões – estão com o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) atrasados no estado do Espírito Santo. A boa notícia é que os proprietários podem parcelar as dívidas em até 10 vezes.
Leia mais: Isenção do IPVA é aprovada para ESTES veículos; veja as regras
Atualmente, o IPVA é um imposto obrigatório no estado do ES para veículos com menos de 15 anos de fabricação. O número total em circulação chega a 2 milhões. Desse total, 210 mil veículos, o equivalente a 16% do total, estão pendentes com o tributo. O valor das dívidas em atraso chega a R$ 47 milhões.
Parcelamento do IPVA
Aqueles que desejam parcelar o IPVA no ES podem recorrer ao atendimento presencial das agências da Receita Estadual, mediante agendamento. Outra forma de realizar o parcelamento de débitos é por meio de empresas credenciadas ao Detran, no entanto, com incidência de juros.
O pagamento do IPVA atrasado pode ser feito em até 10 vezes, dependo do valor do débito. A quantia a ser paga pela parcela mínima pode chegar ao equivalente a R$ 201,75, tendo como base o Valor de Referência do Tesouro Estadual (VRTE).
Atraso no pagamento do IPVA
Os motoristas com IPVA atrasado terão que pagar multa de até 20% e juros de 1% ao mês. Além de pesar no bolso, o devedor também passa a ser inscrito no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin).
Atualmente, é possível parcelar o IPVA não atrasado em até 4 vezes no estado. No entanto, dependendo da aprovação de um projeto de lei, no próximo ano, os condutores poderão quitar o tributo em até seis meses.