Mito ou verdade: quem tem diabetes não pode mais dirigir?

Descubra aqui se quem possui diabetes corre o risco de perder o direito de dirigir durante o processo de renovação da CNH.



Durante o processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o motorista passa por avaliação no consultório médico para saber se está tudo em dia com a saúde. Dentre as perguntas feitas pelo médico, existe aquela relacionada à doenças crônicas, que, dependendo da situação, pode determinar se uma pessoa pode continuar dirigindo ou não.

Leia mais: Motorista não precisa mais sair de casa para renovar a CNH; veja como fazer

No caso de quem sofre de diabetes, muita gente tem dúvida se a enfermidade atrapalha durante o processo de renovação da carteira. Relatos de motoristas que tiveram a renovação da CNH negada ao confirmarem que possuem têm sido comuns na internet.

As justificativas para as negativas dos médicos costumam incluir as chances de problema de visão e os casos de hipoglicemias, que podem oferecer riscos à pessoa que está dirigindo e ao trânsito em geral.

Quem tem diabetes pode dirigir?

A resposta é sim. Mas tudo vai depender da avaliação médica. Durante a renovação da CNH, é recomendado que o motorista com diabetes tenha em mãos um laudo médico que mostra a capacidade de dirigir sem que isso coloque a vida de outras pessoas em risco. Isso ajudará no processo.

Segundo o site da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), a única informação disponível, datada de 2004, é que cada caso deve ser analisado individualmente pelo médico.

A dica então é manter o diabetes sempre controlado para evitar complicações na hora de renovar a habilitação. Além de garantir a boa manutenção da saúde, as chances de recusa durante a avaliação, e a consequente perda do direito de dirigir, acabam sendo reduzidas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário