scorecardresearch ghost pixel



Motorista não precisa mais sair de casa para renovar a CNH; veja como fazer

Atualização do documento de habilitação dos brasileiros pode ser feita pela internet, no Posto Digital do Detran.



Modernizar os processos é uma tendência adotada em todo o mundo para tornar a vida dos cidadãos mais fácil. Seguindo esse movimento, os brasileiros agora podem realizar a renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) sem sair de casa.

Leia mais: Gasolina e energia mais baratas podem gerar deflação em julho e agosto

Conduzir um veículo com o documento fora do prazo de validade gera punições como multa e pontos na carteira. Para evitar que isso ocorra, o condutor precisa estar atento e solicitar a renovação antes do vencimento.

Renovação online

Até a chegada dessa tecnologia, o cidadão precisava comparecer a um posto de atendimento presencial do Departamento de Trânsito (Detran) de sua região para renovar a CNH. Esse processo era bastante desgastante, especialmente considerando a existência das longas filas de espera.

Agora, todas as etapas podem ser realizadas no site do Posto Digital, com excessão do exame de aptidão mental e física. Além disso, se precisar ir ao Detran, o cidadão pode agendar a data e horário de atendimento para evitar a espera.

Como renovar a CNH pela internet

A emissão virtual a princípio está disponível apenas em alguns locais do Brasil, somente para quem quer realizar o processo simplificado. Ou seja: não é possível adicionar categoria ou modificar dados pela internet.

Veja com realizar a renovação do documento pelo portal do Detran:

  1. Acesse o site do Posto Digital;
  2. Faça login com sua conta ou crie uma nova com o CPF;
  3. Toque na aba “Renovação da Carteira Nacional de Habilitação”;
  4. Agende uma data e horário para realização do exame médico e psicotécnico;
  5. Após a aprovação dos exames, pague taxa de emissão da renovação;
  6. Aguarde até 7 dias úteis para receber o documento em casa.

A habilitação é entregue no endereço cadastrado no portal do Detran, e também fica disponível na versão digital. Vale destacar que motoristas com CNH categoria C, D e E são obrigados a realizar o exame toxicológico.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário