O mau hálito também chamado de halitose é causado quase que 80% dos casos por bactérias presentes na própria boca, resultado do tipo de alimentação ingerida e de outros fatores. É uma preocupação antiga da humanidade, existem histórias de tratamentos para o problema de pelo menos três mil anos.
Veja também: 9 hábitos que prejudicam os dentes e talvez você não saiba
Quem já não passou por constrangimentos devido a escolha da comida? Ou ficou inseguro depois de longas horas de jejum? Pensando nisso, vamos descobrir quais alimentos são os inimigos do mau hálito e quais ajudam a prevenir o mau cheiro.
O que provoca o mau hálito ou halitose?
Existem diversos fatores que causam o mau hálito, estima-se que sejam mais de 40 causas diferentes, sendo as mais comuns a falta de escovação correta, falta de saliva, ficar longas horas sem se alimentar, hábitos de vida e alguns alimentos.
- Falta de hidratação salivar
- Ficar longos períodos com a boca seca afeta os níveis de minerais presentes na boca, isso estimula a produção de odores ruins. Vale mencionar que a saliva é um antisséptico natural bucal, que elimina bactérias e ajuda a enxaguar a orofaringe, eliminando os resíduos de alimentos e bactérias, beber bastante água ajuda nesse sentido.
- Estar com a língua saburrosa é outro fator que causa o mau hálito, uma espécie de placa esbranquiçada de bactérias que ficam acumuladas na língua. O problema é resultado da má escovação ou da falta de salivação causada por beber pouca água.
- Também pode ser causado por dormir com a boca aberta, pelo ronco e pelo uso de antissépticos à base de álcool e aparelhos ortodônticos.
Alimentos que causam o mau hálito
Alimentos com enxofre: ao mastigar alimentos com substâncias de enxofre ocorre a liberação de odores fortes, que ficam na boca, e ao serem transportados pelo sangue depois de serem digeridos, ao respirar são liberados os odores. Os principais alimentos causadores de mau hálito são a cebola e o alho, mas além deles temos a azeitona, repolho, brócolis, ovo e a couve;
Café: por conter muita cafeína, um estimulante que provoca um efeito semelhante ao estresse, em que diminui a produção de saliva deixando a boca mais seca, livre para o mau cheiro.
Leite: os aminoácidos das proteínas presentes em alimentos laticínios ao entrarem em contato com as bactérias da boca provocam o mau hálito. O tradicional café com leite é um tremendo inimigo porque além dos aminoácidos das proteínas têm a cafeína que potencializa mais o efeito ruim na boca.
Peixes: possuem trimetilamina, um composto que causa um odor forte parecido com amônia principalmente em peixes enlatados.
Álcool: causa ressecamento da boca contribuindo para o mau hálito.
Alimentos amigos do hálito
Alimentos como iogurte natural, maçã, cravo, gengibre e frutas cítricas são benéficos para afastar o problema.
Frutas cítricas: estimulam a salivação e reduzem a proliferação de bactérias na boca, principalmente por causa da vitamina C.
Gengibre: o chá de gengibre contribui para a boa digestão, por esse motivo é uma ótima opção para combater o mau hálito. Outros chás que possuem o mesmo efeito são o chá de hortelã e a canela.
Maçã: essa fruta é uma verdadeira “arma” para combater o mau hálito. Sua casca ajuda a desgrudar as sujeiras na língua. A maçã estimula a salivação e equilibra o PH bucal, reduzindo a ação de bactérias do mau cheiro.
Iogurte natural: diminui a quantidade de gás sulfídrico e seus efeitos, bem como a quantidade de bactérias.
Cravo: essa iguaria medicinal há anos é usada no combate do mau hálito. O cravo-da-índia possui compostos antibacterianos, por isso é eficaz para combater o mau hálito. O melhor jeito de usá-lo é colocar um cravinho na boca e mordê-lo.
Existem diversas maneiras para prevenir o mau cheiro na boca, a principal é manter a boa limpeza dental, ingerir bastante água. E para emergências, quando sentir que o cheiro bateu, mastigar um chiclete sem açúcar pode ajudar.