scorecardresearch ghost pixel



9 hábitos que prejudicam os dentes e talvez você não saiba

O cuidado dos dentes vai além da boa escovação e visita ao dentista, é preciso evitar alguns hábitos que podem danificar a saúde bucal.



Ter um sorriso saudável vai além de escovar com frequência, usar o fio dental ou visitar ao dentista regularmente, é preciso ter atenção a certos hábitos cometidos, que algumas vezes podem comprometer sua saúde dentária.

Veja também: 7 curiosidades incríveis e surpreendentes sobre o corpo humano

Como é sabido, os dentes cumprem um papel importante no início do processo digestivo, havendo a falta de um deles compromete essa função. Além disso, ter um sorriso saudável, sem dúvida, funciona como um cartão de visitas, fortalece a autoestima e autoconfiança. 

Por essas razões, cuidar da saúde bucal é importante, porém tem pessoas que cometem alguns comportamentos que podem afetar sua saúde dentária no longo prazo e não percebem que os fazem.

Hábitos que prejudicam os dentes

Estar sempre mordendo objetos

Fixação oral, um termo definido na psicologia como o hábito constante de estar sempre mastigando alguma coisa, pode danificar os dentes, causando desgastes e até dores musculares. 

Escovar os dentes com muita força 

Esse hábito é bastante comum, mas pode ser muito prejudicial para os dentes e gengivas, além de causar sensibilidade e ferimentos, ainda mais se for usada uma escova com cerdas mais duras.

Ter bruxismo (ranger ou apertar os dentes)

É um transtorno que acontece durante o sono, em que a pessoa involuntariamente range ou aperta os dentes, com o tempo provoca desgaste nos dentes, além de doenças na gengiva. O tratamento é feito usando um protetor bucal ou através de exercícios de relaxamento.

Usar palito de dente

Embora a intenção seja boa, esse hábito pode machucar a gengiva, deixando-a suscetível à infecção. Desta forma, o melhor é evitar esse produto e dar preferência ao fio dental.

Tomar muito refrigerante ou bebida alcoólica

O problema não está no consumo em si, mas em submeter os dentes por muito tempo a tais substâncias. Tanto o álcool como o refrigerante têm substâncias ácidas que podem provocar erosão do esmalte dos dentes.

Fazer uso de tabaco

O consumo de tabaco (cigarros, charutos, tabaco mastigável) é prejudicial à saúde da gengiva e dos dentes, além de causar mau hálito e aumentar as chances de doenças periodontais.

Chupar o dedo e roer as unhas

Crianças com idade a partir de 5 anos que costumam a chupar os dedos aumentam os riscos de terem dentes desalinhados e, à medida que crescem, este desalinhamento causa outros problemas mais sérios. 

Já no caso de roer as unhas, esse hábito pode causar problemas na mandíbula e lascas nos dentes. Sem contar que as unhas ficam feias curtinhas.

Submeter-se a tratamentos estéticos indevidos

Todo o tratamento deve ser feito por profissional capacitado e habilitado, mas principalmente é importante avaliar a real necessidade de qualquer procedimento para evitar problemas futuros.

Não visitar o dentista com regularidade

 A visita ao dentista para realizar limpeza e avaliação da saúde dos dentes é importante e preventiva. Mesmo que acredite que seus dentes não precisam de qualquer tratamento, não deixe de fazer uma consulta odontológica pelo menos uma vez por ano.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário