O primeiro foco do 5G no Brasil foi Brasília, a capital do país. Sua chegada foi no dia 06/07. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou no dia 29/07 que o 5G começará a circular em mais três municípios: Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB) e Belo Horizonte (MG).
Veja também: Entenda como gastar menos a internet do seu celular com truques simples
Quais as regiões em que o 5G já está disponível?
No momento desta publicação, o 5G já está disponível nestas cidades e está em processo de estabilização. As redes operadoras em destaques que já podem ser consultadas nestes locais são da Vivo, Claro e da Tim.
Já em São Paulo, a expectativa é de que o sinal 5G seja ativado até quinta-feira (4/7), sendo procedente da reguladora. Algo que era esperado, uma vez que é a região com mais poder econômico em todo o país.
Quais são as previsões de implantação?
Em curto prazo, o planejamento é de que o 5G seja implantado em todas as capitais do país até agosto, de acordo com o ministério das comunicações. Agora, no resto do país, nisso incluímos todas as cidades, já há uma estimativa: até 2029.
Também já nos foi informado, por parte da Anatel, que as próximas capitais a darem prosseguimento a esta sequência de operacionalização serão: Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia e Salvador. As capitais não estão em ordem de preferência e o tempo de ativação pode variar um pouco.
Por que chega primeiro nas grandes cidades?
A centralização das implementações chega primeiro nos grandes municípios, por serem grandes centros com movimentação e circulação, seja de pessoas ou de empresas.
Há também uma preferência por motivos econômicos e sociais, além de que o tempo de instalação das redes é mais demorado em cidades mais urbanizadas e ocupadas. Uma vez que a instalação é feita nas grandes cidades, o prazo é encurtado e a chegada em outras cidades, perto destas capitais, se torna questão de tempo e facilitada.