scorecardresearch ghost pixel



Governo corta IPI de diversos produtos industrializados; veja lista

Corte do IPI deve ter impacto em cerca de 4 mil produtos industrializados que não são fabricados na Zona Franca de Manaus.



Mais de 4 mil produtos que não são fabricados na Zona Franca de Manaus devem ter cortes de 35% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Foi visto que o Governo Federal oficializou a redução por meio de uma medida publicada no Diário Oficial da União.

Leia mais: Governo DISTRIBUI CESTAS BÁSICAS à população; saiba quem recebe

Segundo o Ministério da Economia, o governo também resolveu ampliar a redução do IPI sobre os automóveis. Passará de 18% para 24,75%. A intenção, segundo a pasta, é equiparar o imposto dos automóveis aos demais produtos industrializados.

Produtos industrializados

O corte do IPI deve ter impacto em cerca de 4 mil produtos que não são fabricados atualmente na Zona Franca de Manaus. São produzidos na região eletrodomésticos; veículos; motocicletas; bicicletas; TVs; celulares; computadores e outros produtos do tipo.

De acordo com o Ministério da Economia, as mudanças são para preservar a competitividade. Apesar dessa afirmação, o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) acredita que haverá prejuízo para alguns segmentos, mas uma analisa deve confirmar ou não essa previsão em breve.

No começo do ano, mais precisamente em fevereiro, o governo já havia reduzido 25% do imposto de todos os produtos, menos do cigarro.

Representantes da Zona Franca de Manaus criticaram a medida por acreditar na perda de competitividade já que os produtos feitos no local são livres do imposto.

O novo decreto publicado pelo governo espera dar mais segurança jurídica em relação ao corte do imposto dos produtos industrializados. Nas palavras do presidente Jair Bolsonaro: “Guedes diz que é uma reindustrialização”. A firmação foi feita em referência às intenções do ministro da Economia.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário