Salvador, Curitiba e Goiânia serão as três próximas capitais brasileiras a receber o 5G. A chegada da tecnologia standalone, ou 5G puro, foi anunciada por Moisés Queiroz, conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e presidente da Gaispi.
Leia mais: Ilusão de ótica difícil: tente encontrar a sexta pessoa na imagem
“Vamos começar os testes hoje (9) de tarde nessas cidades. E a rede será ligada na próxima terça-feira nessas três capitais”, afirmou Queiroz.
A chegada só deve ser anunciada oficialmente na sexta-feira, quando o Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz) se reúne. A data precisou ser adiada em razão dos testes.
A nova geração da internet móvel já existe em cinco capitais do país: Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre e São Paulo. Muitos cidadãos que vivem nessas regiões relatam uma melhoria significativa na velocidade de conexão. A Anatel tem planos de ampliar o 5G para todas as capitais do Brasil, com exceção de Manaus e Belém, até o fim de agosto.
O standalone, como é chamado o 5G puro, pode superar 1 gigabit por segundo (Gbps) de velocidade. De acordo com a Anatel, 81 modelos de celulares existentes no país são compatíveis com o 5G, mas apenas 59 conseguem se conectar ao standalone.