Você sonha com a aposentadoria e não vê a hora de poder curtir longos momentos em casa relaxando? Saiba que existem alguns erros que podem estragar a sua meta. Descubra agora quais são eles.
Veja também: Quanto rende o dinheiro aplicado em CDB de 100%, 200% ou 220% do CDI
1 – Não se planejar
Quando somos mais novos, a aposentadoria parece um tema distante demais para nortear nossas preocupações. O problema é que o tempo passa e um dia a hora de se aposentar chegará. É bom estar preparado para conseguir aproveitar o momento se continuar se preocupando apenas com dinheiro.
O planejamento é fundamental e vai evitar uma série de empecilhos e de desgastes emocionais. Economize dinheiro ao longo dos seus anos de atividade profissional, pois lá na frente você vai agradecer imensamente por isso.
2 – Não deixe para amanhã o que poderia ter começado hoje (ou ontem)
De acordo com uma pesquisa recente do Bankrate.com, o maior arrependimento financeiro é não economizar o suficiente para a aposentadoria. E por que os trabalhadores não economizam o suficiente? Porque eles adiam, dizendo alguma variação de “Vou esperar até ter mais dinheiro” ou “Vou começar quando chegar mais perto da aposentadoria”.
Imagine o seguinte: se você economizar R$ 500 por mês durante 40 anos e obtiver um retorno médio anual de 5%, terminará com quase R$ 725.000, ou seja, uma quantia relativamente interessante para poder se despreocupar um pouco.
3 – Querer se aposentar antes da hora sem necessidade
Algumas pessoas podem e até devem se aposentar antes do prazo mínimo necessário. É o caso de uma pessoa que perdeu as funções de saúde necessárias para trabalhar, por exemplo. No entanto, isso é apenas uma exceção à regra.
Embora muitos sonhem em se aposentar jovens, a verdade é que isso pode não ser uma coisa boa. Primeiro porque a chance de “torrar” suas finanças rapidamente é muito grande e segundo porque é preciso continuar se sentindo uma pessoa útil na vida.
4 – Não pensar bem na hora de contratar um consultor de aposentadoria
Uma das opções para se aposentar bem é a de contratar um profissional para cuidar de suas finanças. Para isso, é preciso escolher muito bem o consultor e entender se ele tem compromisso, responsabilidade e capacidade de orientar a sua aposentadoria.
Do contrário, você pode apenas correr riscos dispensáveis ou não atingir os objetivos que tanto desejou anteriormente.