scorecardresearch ghost pixel



Quem usa arma no trabalho tem direito à aposentadoria especial?

Trabalhador que usa arma pode entrar com o pedido de aposentadoria especial, mas para isso é preciso atender aos demais requisitos. Saiba quais são.



A aposentadoria especial é um benefício concedido aos trabalhadores que exerceram atividades com exposição aos agentes nocivos que fazem mal à saúde. Isso inclui agentes químicos, físicos e biológicos, além dos fatores que trazem risco de morte ao trabalhador. Quem usa arma no trabalho tem direito ao modelo de aposentadoria?

Leia mais: Atenção! ESTES dois erros podem reduzir o valor da aposentadoria

São várias as profissões que dão direito à ela. Quais? Estão entre elas os bombeiros, guardas e seguranças. Para comprovar a atividade especial e ter acesso ao benefício, saiba que o documento mais importante para dar entrada é o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).

Aposentadoria especial: quem usa arma tem direito?

A aposentadoria especial também exige uma idade mínima, que varia de 55 a 60 anos, além do tempo de atividade de alto risco, que pode variar entre 15 e 25 anos de atuação profissional. No geral, ela permite que o trabalhador se aposente um pouco mais cedo do que pelo modelo mais tradicional.

Todos esses pontos são considerados no cálculo do benefício. No caso do trabalhador que usa arma durante o exercício da profissão, ele deve comprovar que realizava uma atividade considerada perigosa.

Nesses casos, para ter direito à aposentadoria especial, o trabalhador que usa arma tem que reunir as provas de que esteve em risco durante a atividade que desempenhada.

Isso deve ser feito por meio de documentos, como o contrato de trabalho, mas até mesmo por uma perícia judicial. O pedido para esse tipo de benefício é feito junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O profissional que desejar se aposentar deve atender aos requisitos específicos para esses casos e reunir todos os dados capazes de comprovar a situação de perigo que a atividade oferecia, assim como o tempo de exposição ao trabalho.




Voltar ao topo

Deixe um comentário