A Caixa Econômica Federal iniciou os pagamentos do vale-gás ‘turbinado’ no último dia 9. Entre agosto e dezembro, cerca de 5,6 milhões de famílias que fazem parte do programa recebem o equivalente a 100% do preço médio nacional do botijão de gás 13 kg.
Leia mais: Pix Caminhoneiro e Auxílio Taxista: é possível acumular os dois benefícios?
Os cálculos feitos com base em levantamentos da ANP (Agência Nacional de Petróleo) resultaram em uma parcela de R$ 110 em agosto. A última rodada do programa, que é bimestral, pagou R$ 53 por beneficiário.
O aumento no valor do vale-gás foi possível com a aprovação de uma emenda constitucional pelo Congresso Nacional. O texto liberou bilhões de reais para ampliação de benefícios sociais e criação de novos auxílios para a população. As medidas têm validade até dezembro.
Datas de pagamento do vale-gás
O calendário é o mesmo do Auxílio Brasil, que abrange quase sempre os dez últimos dias úteis de cada mês. Em agosto, contudo, o Ministério da Cidadania antecipou os pagamentos para o período entre os dias 9 e 22 de agosto.
Os contemplados de hoje são aqueles com Número de Identificação Social (NIS) com final 9. Veja as datas de repasse do vale-gás neste mês:
- NIS com final 1 – recebe em 9 de agosto;
- NIS com final 2 – recebe em 10 de agosto;
- NIS com final 3 – recebe em 11 de agosto;
- NIS com final 4 – recebe em 12 de agosto;
- NIS com final 5 – recebe em 15 de agosto;
- NIS com final 6 – recebe em 16 de agosto;
- NIS com final 7 – recebe em 17 de agosto;
- NIS com final 8 – recebe em 18 de agosto;
- NIS com final 9 – recebe em 19 de agosto; (HOJE)
- NIS com final 0 – recebe em 22 de agosto.
O saque do benefício pode ser realizado em lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes Caixa Aqui. O cidadão também pode movimentar os recursos por meio do aplicativo Caixa Tem.