O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atualizou as centrais de atendimento e relacionamento com os segurados. A mudança simplifica o acesso aos serviços por esses meios de comunicação, sem contar que é também uma forma de amenizar a grande procura por atendimento nas agências, principalmente pela falta de profissionais.
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Com a alta demanda por atendimento, muitos segurados reclamam sobre a demora para conseguir alguns serviços junto ao instituto. É por isso que cada vez mais a tecnologia surge como uma aliada. A intenção é deixar os canais de assistência ainda mais completos, seguros e intuitivos para facilitar a vida de quem procura por ajuda.
Mudança simplifica acesso ao INSS
De acordo com o instituto, as mudanças foram realizadas na central de atendimento – que pode ser acessada por meio do telefone 135 – bem como no site e no aplicativo Meu INSS. Segundo a equipe, foram ajustes simples, mas que devem otimizar o tempo dos segurados e facilitar também o acesso aos serviços prestados.
Uma situação muito comum, onde vários cidadãos precisam de uma mão extra, é durante a atualização cadastral. Isso porque a falta de informações ou dados errados podem comprometer o recebimento dos benefícios.
Para facilitar essa etapa, o INSS decidiu unificar o serviço de atualização de dados cadastrais à de dados do benefício. Agora, por exemplo, as duas opções ficam unidas como um simples “Atualizar cadastro e/ou benefício”.
Outra mudança que também simplifica o acesso é a possibilidade de atualizar o procurador ou representante legal. Em um mesmo espaço, o segurado poderá incluir, excluir e renovar o procurador do benefício ou o seu representante legal naquele momento.
Pelo site, os segurados encontram várias opções que poupam o tempo de deslocamento até uma agência. É possível agendar perícia, emitir uma guia de pagamento, comunicar um acidente de trabalho e muitas outras coisas.