scorecardresearch ghost pixel



INSS: veja o que fazer quando a análise ultrapassa o prazo previsto em lei

Quando a análise de um benefício do INSS leva mais tempo do que o permitido por lei, o segurado tem duas opções. Veja quais são elas e a quem recorrer.



Os brasileiros que procuram o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) quase sempre reclamam de algo, na maioria dos casos o problema é apenas um: a demora na análise dos pedidos. O tempo supera o estipulado por lei, que é de até 30 dias após o protocolo do pedido de benefício. O que fazer quando não respeitam o prazo?

Leia mais: Aposentado ou pensionista do INSS pode receber o Auxílio Brasil?

A Lei dos Processos Administrativos (9.784/1999) define que o instituto tem 30 dias para conceder ou negar os pedidos. O período pode ser prorrogado por mais 30 dias. Para isso, o INSS precisa apontar uma real motivação que justifique a demora na análise. A ausência de algum documento é um exemplo.

Análise que ultrapassa o prazo

Apesar dos prazos definidos por lei, na prática, o tempo de espera para a análise ultrapassa o prazo máximo permitido. Além disso, depois de concedido o benefício, o instituto ainda tem 45 dias para começar a pagar.

O problema é que por falta de profissionais e também pelo aumento no número de pedidos de benefícios, o INSS cada vez demora mais para dar uma resposta aos brasileiros que solicitam os benefícios.

Antes de saber o que fazer quando a análise leva mais tempo do que o permitido, veja abaixo a relação dos prazos de acordo com o Ministério Público Federal e a Advocacia Geral da União (AGU):

  • Aposentadorias – 90 dias;
  • Auxílio-acidente – 60 dias;
  • Auxílio-reclusão – 60 dias;
  • Benefícios por incapacidade (auxílio-doença e aposentadoria por invalidez) – 45 dias;
  • Pensão por morte – 60 dias;
  • Benefício assistencial (BPC/LOAS) – 90 dias;
  • Salário-maternidade – 30 dias.

O primeiro passo para tentar destravar o pedido é entrar com uma reclamação junto à Ouvidoria do INSS. Pode ser pelo telefone 135 ou pelo portal Meu INSS, mas também é possível usar o aplicativo. Caso não surta efeito, a próxima tentativa é entrar com uma ação na Justiça. Essa acaba sendo melhor saída para muitos brasileiros.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário