PIS libera saque de Cotas; consulte se você está apto a receber benefício

Cerca de R$ 25 bilhões estão esperando por resgate. São mais de 10 milhões de brasileiros com direito ao saque.



O Programa de Integração Social (PIS) teve mais uma cota liberada para os profissionais que trabalharam com carteira assinada durante de 1971 e 1988. De acordo com a Rádio Senado, há cerca de R$ 25 bilhões que devem ser resgatados na Caixa Econômica Federal aos quais mais de 10 milhões de brasileiros têm direito de receber.

Veja também: 3 saques PIS/Pasep ESTE ano para quem perdeu data; veja se você recebe

Esse dinheiro tem ligação com a conta atrasada das contribuições que ainda não foram devidamente pagas do Fundo PIS/Pasep, algo que já nem existe mais. A ideia é que cidadãos que estavam formalizados desde 1988 contribuíram, mas não pegaram esse dinheiro de volta.

Os valores foram liberados para todos os trabalhadores cadastrados. A medida é relativamente nova, já que até o ano de 2019 essas quantias só poderia ser pagas em situações específicas. O que se sabe é a Defensoria Pública da União (DPU) afirmou que um plano de trabalho foi solicitado para a Caixa com o propósito de incentivar o resgate do saldo, até mesmo para informar os brasileiros que esse dinheiro existe e pode ser retirado.

Entenda se você tem direito

Antes de mais nada, nós precisamos lembrar que para ter acesso ao valor do PIS, o indivíduo precisa ter trabalhado de carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988. A consulta acerca do recebimento do benefício pode ser feita de forma prática por meio do aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A pessoa pode ainda usar os canais de comunicação da Caixa Econômica Federal para checar se está apta. É permitido também ir consultar em alguma das unidades das casas lotéricas ou até mesmo ir em uma agência bancária. Caso as alternativas sejam inviáveis, o Internet Banking também está à disposição.

Há ainda a infeliz possibilidade de o sujeito que tem direito ao dinheiro acabar falecendo ou já ter partido. Nesse caso, os parentes ficam com dúvidas sobre como proceder. Bem, em situações como essa, os herdeiros do sujeito devem comprovar o óbito e a sua dependência financeira. Usando toda a documentação necessária, eles conseguem atestar o vínculo familiar e ter acesso ao valor pertencente ao falecido.

Como sacar o PIS?

Se você tem direito ao dinheiro, saiba que sacá-lo é muito fácil. É possível usar o aplicativo do FGTS. Uma vez nele, você deve ir na opção “meus saques”, que vai estar na parte inferior, então clicar em “outras situações de saque”. Procure por “PIS/Pasep”. Pronto? Está no lugar certo. É só fazer o saque ou movimentar o dinheiro.

Se preferir realizar o processo pessoalmente, pode também ir à casa lotérica ou uma Caixa Aqui. Vale lembrar que a data limite para a retirada do dinheiro é 1 de junho de 2025.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário