scorecardresearch ghost pixel



PIS/Pasep: mais de 481 mil pessoas não retiraram o abono de 2021. Saiba como sacar fora do calendário

Saiba agora mesmo o porquê de mais de 481 mil pessoas não terem recebido o abono referente a 2021. Veja também como receber o seu benefício fora do calendário.



O montante que foi deixado para trás no PIS/Pasep já soma cerca de R$ 400 milhões. O número de profissionais que não sacaram o abono no ano-base 2021 chegou a 481.765, mas esse benefício ainda poderá ser retirado até o dia 29 de dezembro de 2022. Tem dinheiro “esquecido”? Saiba como sacar o quanto antes.

Veja também: Já está disponível o abono 2022 do PIS/Pasep para quem trabalhou em 2021?

Segundo algumas informações, o Ministério do Trabalho e da Previdência não tem um levantamento completo acerca do número de benefícios não sacados no ano-base de 2019, mas ressalta que ainda é possível pedir a liberação dessa quantia também, então verifique se você pode ser um beneficiário.

O que se sabe até o momento é que, graças aos servidores públicos, a maior parte dos abonos do ano-base de 2020 ainda disponíveis é do Pasep, segundo a última atualização que foi realizada no último dia 23.

São cerca de 325.842 benefícios liberados para retirada no Banco do Brasil, mas outros 155.923 benefícios do PIS estão prontos para saque na Caixa Econômica Federal, de acordo com o posicionamento do Ministério do Trabalho.

Quem tem direito?

Terão direito ao abono todos aqueles que trabalharam com registro formal por, pelo menos, 30 dias úteis durante o ano-base. Eles precisam ter recebido, em média, até dois salários mínimos e contar com uma inscrição no PIS/Pasep com cinco anos de existência, no mínimo.

É necessário também que o empregador tenha informado os dados do trabalhador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de forma correta, então tenha atenção a isso.

Algo que vale destacar é que não terão direito ao benefício aqueles empregados domésticos, trabalhadores rurais ou urbanos que foram empregados por pessoas físicas equiparadas à jurídica.

E ainda ficou decidido pela Resolução 838 de 2019 que os valores do abono que não foram recebidos em vida pelos titulares, estarão todos assegurados aos dependentes ou sucessores legais.

Como consultar?

Para aqueles que esqueceram de fazer o saque do dinheiro ou ainda estão em dúvida se têm ou não valores a receber, aconselhamos o acesso à plataforma de serviços do trabalho (portal Gov) ou ao aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital). Nesse último caso, o download nas lojas virtuais App Store e Play Store é gratuito.

O trabalhador irá precisar do número do CPF para isso, pois deverá criar uma conta autenticada pelo portal Gov para realizar a consulta. Após o login, o indivíduo deverá selecionar a opção “benefícios” no menu inferior, então selecionar o “abono salarial”.

Pelo telefone

Caso prefiram falar com um atendente, os trabalhadores podem tirar as suas dúvidas através dos telefones:

  • Para trabalhadores de empresas privadas: 0800-726-0207;
  • Para servidores públicos: 4004-0001 ou 0800-729-0001.

Como sacar?

Os profissionais que têm conta corrente ou uma caderneta de poupança na Caixa Econômica Federal, assim como aqueles com contas no Banco do Brasil, receberão o valor diretamente em conta.

O que está sendo indicado para as outras pessoas é que elas procurem os bancos para que os saques possam ser realizados, portanto o documento oficial de identificação com foto e o número do PIS/Pasep será essencial.

Se atente ao fato de que também será possível ter acesso ao valor no aplicativo Caixa Tem ou usando o Cartão do Cidadão com senha nos terminais de autoatendimento, nas lotéricas ou nas correspondentes Caixa Aqui.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário