Produzir mais, com sustentabilidade e em áreas menores são alguns dos desafios do agronegócio. Os produtores investem em tecnologia e pesquisa para melhorar a produção e ter bons resultados no campo. É por isso que muitos profissionais do agronegócio conseguem salários atrativos e se veem diante de uma oferta maior de emprego.
Leia mais: Vaga de emprego: Assaí Atacadista busca quase 700 profissionais
Mas é claro que, especialmente de alguns anos para cá, o mercado exige mais conhecimento e profissionais capacitados para as novas demandas do agro. Quem está preparado consegue salários na média de R$ 12 mil. Isso sem contar a oferta: é de cinco vagas para cada profissional disponível.
Profissionais do agronegócio
A busca é por trabalhadores qualificados do agronegócio que acompanharam a digitalização do setor. As máquinas e tecnologias disponíveis estão ainda mais modernas, logo a produtividade tem que ser uma busca constante, sem desconsiderar a sustentabilidade.
É por isso que os profissionais com experiência nas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) estão mais disputados também na área do agronegócio. Quem procura uma nova carreira para uma transição e gosta da dinâmica em questão pode se preparar para as ofertas que devem surgir também nos próximos anos.
O setor deve abrir mais de 178 mil vagas de emprego nos próximos 24 meses. Ao menos é o que mostra uma pesquisa feita pela Agência Alemã de Cooperação Internacional em parceria com o Senai e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Apesar disso, os dados indicam que apenas 32,5 mil profissionais estão realmente preparados para as demandas de agora e de um futuro bem próximo. Dessa forma, a conta não fecha. A previsão é surgirem até cinco vagas para cada profissional qualificado.
Então se você é do setor ou pode se preparar para a nova realidade do mercado mencionado, essa pode ser uma boa aposta. Apesar do salário médio de R$ 12 mil, alguns cargos chegam a pagar muito acima disso para os ocupantes. O cálculo leva em conta a condição de cada empresa, a qualificação do trabalhador e a oferta de mão de obra.