Tecnologia pode colocar FIM às chamadas de telemarketing; aprenda como

Contra fatos não há argumentos: a tecnologia é uma aliada para evitar as chamadas abusivas de telemarketing. Saiba onde conseguir ajuda para se livrar do assédio.



A tecnologia se tornou uma aliada em vários momentos da nossa rotina, pois novas ferramentas sempre surgem para atender as demandas da sociedade. Sendo assim, é ela que moldam as inovações e ditam os avanços. É uma via de mão dupla. Sabia que é possível, por exemplo, usar a tecnologia para evitar as chamadas de telemarketing?

Leia mais: Conheça quais empresas lideram ranking do telemarketing abusivo

Os aplicativos buscam atender a necessidade de quem tem não consegue dar um basta nas chamadas sem fim. Se você já viveu algo assim, conheça as opções disponíveis no mercado e aprenda a usar os recursos ao seu favor.

Evitar chamadas de telemarketing

As chamadas de oferta de produtos e serviços incomodam os brasileiros por vários motivos. O primeiro deles é a frequência, visto que é uma ligação atrás da outra. E quase sempre em momentos nada oportunos! Elas são percebidas com frequência no horário de almoço ou até mesmo durante o expediente de trabalho das pessoas.

O problema é que na maioria das vezes os consumidores sequer deram a autorização para que as chamadas fossem feitas. Tem quem registra uma reclamação, busca ajuda no Procon ou até diretamente com as empresas, mas dificilmente consegue resolver a questão.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definiu o prefixo 0303 para identificar ligações de telemarketing. Dessa forma, a tecnologia entra na história como uma aliada. O “Não Me Perturbe”, criado em 2019, também foi pensado pela Anatel.

O consumidor pode se cadastrar no site e indicar o número que deseja bloquear, assim como o nome da empresa que não deve mais entrar em contato por ligações. Quando isso acontece, ela não pode fazer novas ofertas de produtos e serviços. Para aderir o bloqueio, o consumidor pode acessar o site do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do estado onde mora ou entrar diretamente pela plataforma Não me Perturbe.

Alguns aplicativos também ajudam aos consumidores a evitarem as chamadas indesejadas. Um deles é o Whoscall, disponível para download em celulares Android e iOS. O cidadão consegue identificar as chamadas antes de atender.

Dessa forma, ele pode bloquear as chamadas de telemarketing e também as ligações suspeitas que podem indicar tentativas de golpe. Outro app muito usado no Brasil e no mundo é o Truecaller. Ele aponta os números em tempo real, logo o usuário decide se atende ou não a chamada.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário