Cerca de 1,2 milhões de estudantes que financiaram seus estudos por meio do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) estão com dívidas atrasadas, segundo a Caixa Econômica Federal. O número equivale a 66% dos contratantes da modalidade.
Leia mais: Consulta de R$ 24,6 bilhões ‘esquecidos’ está disponível no aplicativo do FGTS
A boa notícia para parte desses brasileiros é que o governo federal está realizando um grande programa para renegociação de dívidas. O prazo está aberto desde o dia 1º de setembro e segue até 31 de dezembro deste ano.
De acordo com as regras, podem ser renegociados débitos gerados por alunos que contrataram o Fies até 2017. A novidade também vale para quem não está com pagamento atrasado, mas quer adiantar as parcelas para quitar o financiamento.
Condições
Os descontos, prazos e condições variam de acordo com o tempo de atraso no pagamento. Confira as opções:
Não tem parcelas atrasadas
Desconto de 12% paga quitar à vista. A oferta só é válida se o estudante quiser pagar todo o saldo remanescente do financiamento.
Entre 90 e 360 dias de atraso
Quem tem débitos atrasados há mais de 90 dias pode pagar o total à vista, com desconto de 12% no montante principal, incluindo juros e taxas. Outra opção é parcelar o valor até 150 vezes, desde que a parcela mínima seja de R$ 200.
Entre 1 e 5 anos de atraso
No caso de quem está devendo o Fies há mais de 360 dias, o governo oferece desconto de 92% do valor total da dívida para pagamento à vista. Essa alternativa é válida para quem recebeu o Auxílio Emergencial e/ou tem inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico).
Mais 5 anos de atraso
O estudante que recebeu o Auxílio Emergencial e/ou está inscrito no CadÚnico também pode parcelar dívidas com mais de cinco anos. Neste caso, o desconto chega a 99% no valor total para pagamento à vista.
Como renegociar?
A renegociação de débitos do Fies está disponível de forma digital, nos aplicativos dos agentes financeiros Caixa e Banco do Brasil. As ferramentas estão disponíveis para download nas lojas de apps Google Play e App Store.