Hora de vender: preços de carros usados começam a cair, mas Gol continua subindo

Automóveis usados e seminovos já valem um pouco menos, mas modelo preferido dos brasileiros continua valorizando.



Os preços dos carros usados e seminovos estão mais baixos do que há seis meses, mostra uma pesquisa recente da Mobiauto. Segundo a plataforma especializada em precificação de automóveis, a tendência de queda já pode ser confirmada após um relativo período de alta.

Leia mais: Preços de gasolina e diesel registram nova queda semanal

O aumento nos valores foi causado pela falta de semicondutores e outros componentes durante a pandemia de Covid-19, movimento que gerou reajuste médio de 23,5% em seminovos. No levantamento realizado com 19 modelos, é possível ver uma boa queda nos percentuais de correção.

A Mobiauto considerou os preços médios de todas as versões de cada modelo, nos meses de agosto de 2021, março de 2022 e agosto de 2022. Cerca de 600 carros de diversos anos e modelos foram avaliados.

Ranking

O queridinho dos brasileiros é o automóvel que mais valorizou no período, e seus modelos ocupam o pódio do ranking. O Volkswagen Gol ficou no primeiro lugar com a versão 2013, em segundo lugar com a 2016, e em terceiro com a 2014.

A lista com os dez carros mais valorizados mo último ano segue com best-sellers do segmento de usados, como Fiat Mobi e Strada, Toyota Hilux e Hyundai HB20S. Eles seguraram a média de depreciação após somarem valorização de 2,11%, apesar das expectativas do mercado.

Desvalorização

A média de valorização dos usados e seminovos foi de 5,91% em um ano, com os maiores aumentos tendo ocorrido no primeiro semestre de 2021. Considerando apenas o período entre março e agosto, a desvalorização chega a 0,66%. Embora baixa, ela revela uma nova tendência.

“A conclusão é inequívoca: os carros usados vão cair de preço”, conclui Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário