Provavelmente você já realizou vários downloads no seu celular, das redes sociais mais seguras até aplicações genéricas. O grande problema do sistema Android está relacionado à sua incapacidade de filtrar todos os desenvolvedores que disponibilizam ferramentas digitais.
Veja também: Algumas formas de evitar que seu celular seja infectado com o Cavalo de Tróia
Por um lado, isso aumenta a variedade de funcionalidades úteis, mas ainda eleva os riscos envolvendo privacidade.
Observe os termos de condição
Antes de confirmar a instalação de qualquer programa no seu smartphone, lembre-se de ler quais as permissões serão solicitadas. Por exemplo, acessar a galeria, mídias, configurações, etc. Caso as regras não tenham sido esclarecidas o suficiente, não continue baixando o app, porque suas informações podem ser compartilhadas de maneira irrestrita.
Cuidado com golpes financeiros
O maior risco nesse caso é cair em um golpe financeiro, pois há muitas transações financeiras realizadas na internet. Os aplicativos de banco são de grande interesse por parte dos golpistas. A única alternativa para se prevenir desses ataques passa pelo cuidado quanto às instalações realizadas, portanto, priorize averiguar todas as descrições disponíveis na Play Store.
Relatórios de segurança
Buscando promover a conscientização digital, o Google e outras empresas de tecnologia emitem inúmeros alertas. Ao identificar alguma irregularidade, divulgam os nomes de aplicativos que podem ser danosos. Nesse sentido, não contrarie nenhuma orientação que indica a exclusão de apps, atualização do sistema operacional e outras alterações.
Caso você tenha alguns dos aplicativos abaixo, apague-os imediatamente:
- Call Recorder.
- Rooster VPN.
- Super Cleaner – hyper & smart.
- Document Scanner – PDF Creator.
- Universal Saver Pro.
- Eagle photo editor.
- Call recorder pro+.
- Extra Cleaner.
- Crypto Utils.
- FixCleaner.
- Just In: Video Motion.
- Lucky Cleaner.
- Simpli Cleaner.
- Unicc QR Scanner.
- Document Scanner Pro.
- Conquer Darkness.
Esses recursos parecem não levantar suspeitas, porque são apresentados como antivírus, scanner de documentos e conversores. O fato de um app funcionar normalmente não significa que suas ações deixam de oferecer riscos.