IR 2022: Receita abre nesta sexta consulta ao 5º e último lote de restituição

Quem não receber no 5º e último lote deve fazer a consulta sobre a pendência. É sinal de que o contribuinte pode ter caído na malha fina.



A Receita Federal deve liberar nesta sexta-feira (23) a consulta ao 5º e último lote de restituição do Imposto de Renda 2022. Tradicionalmente ela começa uma semana antes do pagamento aos contribuintes. A liberação do dinheiro será no dia 30 de setembro.

Leia mais: Receita Federal renegocia dívidas: prazo está chegando ao fim!

Assim como nos lotes passados, o dinheiro é depositado na conta indicada pelo contribuinte durante a declaração do Imposto de Renda. É bem provável que quem ainda não recebeu nos pagamentos anteriores seja contemplado agora. Se isso não acontecer pode ser sinal de pendência na declaração.

Consulta ao 5º e último lote

O contribuinte pode checar se vai receber agora por meio do site da Receita Federal. No portal ele encontra todas as informações sobre a declaração do IR. O acesso depende do CPF e da data de nascimento do contribuinte. É preciso clicar em “Imposto de Renda”. Depois, basta ir em “Consultar a Restituição”.

Se houver alguma pendência, o sistema vai indicar que algo precisa ser feito. Certamente o contribuinte caiu na malha fina. Se não resolver a pendência, ele não recebe a restituição.

A boa notícia é que a própria plataforma da Receita Federal traz orientações a respeito do serviço que deve ser feito para resolver a pendência. É um processo de retificação.

Assim, mesmo com o fim do pagamento dos lotes de restituição, o dinheiro fica disponível por um ano. Será preciso reagendar o crédito do dinheiro por meio do Banco do Brasil. O processo é rápido e simples.

Basta entrar em contato pelas centrais de atendimento do BB, sendo 4004-0001 para quem mora nas capitais, 0800-729-0001 para as demais cidades, ou também pelo 0800-729-0088 exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.

O primeiro lote de pagamento da restituição foi liberado em maio deste ano. Inicialmente receberam as pessoas com prioridade legal, seguidos daqueles que enviaram a declaração mais cedo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário