Algumas pessoas tentam preparar o quiabo em casa, deixando-o de molho para eliminar o residual que incomoda o paladar. No entanto, existem técnicas diferentes de cozimento capazes de reduzir a produção dessa substância pegajosa. Dessa forma, fica muito mais prático usar esse ingrediente nutritivo nas receitas, devido à sua versatilidade e textura que promove a saciedade.
Veja também: Esta é dica para fazer o feijão perfeito que está faltando na sua cozinha
Dicas gerais para preparar quiabo
Prefira uma panela com cabo e superfície antiaderente, dispensando o uso excessivo de óleo. Associe aos preparos, vinagre e limão, responsáveis pela redução da textura grudenta típica do vegetal. Antes de tudo, lembre-se que mexer constantemente as porções adicionadas solta ainda mais líquidos densos, nada agradáveis pelo amargor e densidade dos pedaços.
Refogue como acompanhamento
Se você ainda não tem muita prática fazendo esse tipo de legume, comece refogando uma porção em poucos minutos. Acrescente meia cebola em cubos, com azeite e alho para dourar e agregar sabor.
Tempere usando sal, pimenta e outras especiarias e deixe refogando por aproximadamente 10 minutos. Ao finalizar, consuma assim ou faça saladas reunindo outros vegetais.
Faça aperitivos com quiabo frito
Outra opção simples e que faz muito sucesso é servir como aperitivo em um churrasco, que também não deixa de ser uma excelente ‘’mistura’’ para o almoço. Uma das preocupações em relação à fritura, está ligada a crocância e menos oleosidade.
Use sal e pimenta e depois passe na farinha de trigo com leite, finalizando no fubá. Frite a 180 graus até dourar e deixe escorrer no papel toalha, lembrando que o preparo pode ser grelhado.
Use a criatividade
O quiabo fica muito bom quando associado a polenta, caruru, vatapá e frango, porém, use a criatividade para obter resultados incríveis. Quando cortado ao meio e grelhado, passa a ser uma excelente fonte de nutrientes, substituindo parte das proteínas de quem segue dietas vegetarianas e veganas.