Invariavelmente, os cidadãos brasileiros levam em consideração o índice de criminalidade para realizar uma mudança. Além disso, outras variáveis envolvendo a segurança são imprescindíveis na hora de escolher o melhor destino. De forma periódica, levantamentos apontam análises acerca dessa questão, auxiliando na percepção dos distritos que oferecem conforto e desenvolvimento.
Veja também: Veja quais são as cidades brasileiras com os menores custos de vida
Monitoramento da violência
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulga anualmente dados sobre a segurança de diferentes regiões. Nesse caso, apresenta um relatório completo contendo informações importantes não só para o setor público propor mudanças, como a consulta por parte dos cidadãos que querem se mudar.
Veja quais são os municípios mais seguros do Brasil
1º Lugar: Jaú (SP) 2,7
2º Lugar: Valinhos (SP) 4,7
3º Lugar: Indaiatuba (SP) 3,5
4º Lugar: Valinhos (SP) 4,7
5º Lugar: Jaraguá do Sul (SC) 5,5
6º Lugar: Brusque (SC) 5,8
7º Lugar: Jundiaí (SP) 6,1
8º Lugar: Passos (MG) 7,2
9º Lugar: Limeira (SP) 7,7
10º Lugar: Americana (SP) 7,7
11º Lugar: Bragança Paulista (SP) 7,7
12º Lugar: Santos (SP) 7,8
13º Lugar: Araxá (MG) 7,9
14º Lugar: Araraquara (SP) 7,9
15º Lugar: São Caetano (SP) 7,9
16º Lugar: Tubarão (SC) 8,1
17º Lugar: Varginha (MG) 8,3
18º Lugar: Mogi das Cruzes (SP) 8,3
19º Lugar: Itatiba (SP) 8,3
Considerando cidades seguras
O motivo pelo qual a procura pelas cidades mais seguras cresce, é que o índice de homicídios no território brasileiro gira em torno de 37 mortes a cada 100 mil habitantes.
Dessa forma, muitos desejam se isolar da criminalidade, à procura de ambientes que promovam lazer, moradia, emprego e com boa qualidade de vida, dependendo dos seus objetivos. São Paulo e Minas Gerais mostram que o sudeste ainda colhe os frutos do planejamento precoce, em relação às demais cidades.