Quando compramos um carro, o intuito é que ele dure por anos a fio. Mas além do material e modelo de fabricação do veículo, existem outros cuidados que estão relacionados diretamente com a durabilidade do veículo e que todo motorista deve ter.
Leia mais: Dias contados: ESTES 10 carros vão sair de linha daqui a alguns meses
Partindo dessa premissa, especialistas na área sempre recomendam que o proprietário do automóvel tenha zelo com o bem não apenas nos primeiros meses de uso, mas durante toda a sua vida útil. E se você quiser saber quais são essas dicas, não deixe de ler a matéria a seguir!
7 hábitos que podem acabar com seu carro e dificultar o processo de revenda
Ao adquirir um veículo, seja novo ou seminovo, a recomendação é evitar as seguintes práticas listadas abaixo:
1. Não dirigir com a mão apoiada na alavanca do câmbio
A prática comum em carros manuais que pode parecer inofensiva acaba gerando vários problemas a longo prazo. Apoiar as mãos gera pressão na peça, sobretudo nas engrenagens e anéis sincronizados, que podem precisar de troca no futuro.
2. Deixar o carro parado por muito tempo
Durante a pandemia, a quarentena e o trabalho home-office fez muita gente deixar o carro parado na garagem. O que do ponto de vista mecânico não é recomendado, pois pode acarretar em malefícios ao veículo, como a formação de crostas de sujeita no tanque de combustível ou a possibilidade de o óleo virar uma borra.
3. Completar o radiador usando água da torneira
Os motoristas que têm o hábito de completar o radiador usando apenas água, sem colocar o aditivo proposto pelo fabricante, podem danificar o veículo a longo prazo, precisando trocar a retífica do motor por falta de refrigeração. Isso pode exigir que o mecânico tenha que desmontar todo o equipamento para ver o que precisa ser substituído.
4. Lavar o motor
Muitos donos de veículos costumam exagerar na lavagem e incluem o motor na higienização, principalmente na hora de tirar toda a sujeira que fica presa no capô. Mas a tecnologia avançou muito e não é mais necessário lavar a peça, pois isso pode danificá-la e reduzir a durabilidade do veículo. Os itens do motor que podem ser danificados com jatos d´água são: fusíveis, módulo de injeção eletrônica, relés e a central eletrônica.
5. Parar o carro debaixo de árvores
Quem nunca quis aproveitar a sombra de uma árvore para estacionar o carro, não é mesmo?! Pois saiba que isso pode afetar a durabilidade da pintura, seja pela queda de frutas que danificam a lataria, além de seiva ou excremento de animais. Além disso, galhos e até mesmo a própria árvore podem cair e destruir partes do automóvel.
6. Rodar sempre em distâncias curtas
Muita gente evita “desgastar” o carro percorrendo trajetos mais longos. Mas o que pouca gente sabe é que rodar sempre em trajetos curtos pode estragar o motor do carro a longo prazo. Isso se dá porque as distâncias menores não conseguem fazer o motor aquecer até a temperatura ideal na qual ele deve trabalhar.
7. Forçar a embreagem
Em caso de câmbio manual, deve-se evitar o repouso do pé esquerdo na embreagem. O que acontece é que usá-la sem necessidade pode diminuir sua durabilidade. Sendo assim, quem possui a mania de segurar o carro na embreagem durante uma subida por exemplo, a recomendação é puxar o freio de mão.