scorecardresearch ghost pixel



10 dicas de como economizar dinheiro e realizar sonhos

Saiba o passo a passo do que fazer para organizar sua vida financeira e como isso pode fazer seus sonhos ficarem muito mais próximos. Preparado para se planejar e mudar de hábitos?



Não! Não é tarefa fácil. Na verdade, não são tarefas fáceis, nem economizar dinheiro, nem realizar sonhos. Fato é que as duas coisas estão interligadas e se o primeiro item for feito, o segundo fica mais palpável.

Ir para aquela viagem, entrar na faculdade, construir uma casa… sonhar, muitas vezes, é caro e, por isso, saber economizar em todos os quesitos é essencial para tirar aqueles planos do fundo do baú.

Primeiro, é importante ter em mente que não há fórmula mágica! Economia parte de disciplina e organização. “Ah, mas eu não consigo”. Não conseguia, porque depois de ler as próximas 10 dicas, sua vida financeira ficará bem mais controlada.

Vamos lá?

1- Saiba com o que você gasta o salário

Compras pequenas são expert em deixar a pessoa se perguntando: “o que eu fiz do meu dinheiro?”. Sendo assim, é primordial que você comece a controlar seus gastos desde já.

Para tal, a partir de hoje, faça o registro de absolutamente tudo em que gastou. No final do mês, até mesmo uma balinha pode fazer a diferença. Dessa forma, utilize as opções para o registro. Ele pode ser feito no tradicional caderno, ou caso ache mais prático, há também a possibilidade de usar aplicativos próprios para isso.

Existem aplicativos que registram automaticamente os pagamentos feitos por débito ou crédito. Portanto, ao se organizar dessa maneira, é possível saber em que seu dinheiro está sendo mais gasto. Logo, dá para cortar aqueles consumos desnecessários.

2- Trace estratégias e metas para seus gastos

Após colocar o passo 1 em prática e entender como o seu salário está sendo gasto, é o momento de criar estratégias para fazer com que seu capital dure o mês todo. Para conseguir tal proeza é preciso cortar despesas desnecessárias e criar metas sobre aqueles em que não dá para evitar. 

Todas as pessoas possuem despesas fixas. Desse modo, estas precisam ser priorizadas. Afinal, atrasar um pagamento e arcar com juros pode fazer as estratégias de economia irem por água abaixo.

Assim sendo, após pagar todas as contas obrigatórias, crie metas sobre outros gastos. Se você deseja fazer alguma coisa específica na sua vida e isso precisa de uma quantidade x de dinheiro, como trocar de celular, por exemplo, se comprometa com esta meta.

Liste o que é prioridade. Veja se realmente é necessário almoçar fora todo dia. Se sua academia está tão cara, não há a possibilidade de procurar outra que se encaixe melhor em seu orçamento?

Ao ter estratégias e as metas bem estipuladas, seu dinheiro ficará sob maior controle. O que faz com que as chances de o salário durar o mês todo aumente muito.

3- Seja um consumidor consciente

Quando for comprar algo pergunte à você mesmo se aquele item é realmente importante. Geralmente as pessoas são incentivadas a gastar dinheiro e, muitas vezes, não param para pensar se aquilo realmente é necessário.

Portanto, quando for fazer compras, leve uma lista com tudo que realmente precisa e seja fiel ao que está escrito. Além disso, no momento de comprar, se faça três perguntas básicas:

  1. É preciso?
  2. Vai fazer diferença na minha vida?
  3. O que eu vou gastar com isso vale a pena?

Por fim, veja também outras possibilidades de usar o dinheiro que não seja comprando aquele item. Não seja aquele consumidor que compra sem saber o que está comprando!

4- Seja inteligente ao utilizar o cartão de débito e crédito

Utilizar cartões seja de crédito ou débito para efetuar pagamentos é de uma praticidade enorme! No entanto, este caminho pode ser muito perigoso se a pessoa não utilizar as ferramentas com inteligência.

Por não ver o dinheiro sumindo da carteira, a pessoa se deixa levar e quando vê a fatura está fora de controle. Por isso, uma das principais dicas, principalmente para o uso do cartão de crédito é: o utilize somente quando for extremamente necessário e para compras com preços mais altos.

Pra aquelas compras mais baratas, do cotidiano, faça a preferência pelo dinheiro físico. Isso irá fazer com que você não se perca com as contas do cartão.

Outra possibilidade também, que não dispensa a primeira, é usar os aplicativos que os bancos disponibilizam. Por meio deles é possível fazer a consulta do salto onde e quando quiser.

5- Pague suas contas em dias

Nem é muito necessário explicar o quanto se manter com o nome limpo é importante. Além disso, não pagar as contas em dia vão gerar juros e taxas altíssimas e que depois vão se tornar outra conta além da que já existe.

E quanto se trata de taxa de juros, os cartões de crédito não brincam em serviço, vamos combinar! No entanto, não são só neles que os juros são incididos. Antes fosse!

Por isso, pague sempre suas contas em dia. Além de fazer com que não tenha que pagar mais, seu nome vai tendo mais credibilidade diante das instituições a que deve.

Você pode ter interesse em: O que é planejamento?

6- Quite todas as suas dívidas

Para que os juros não se transformem em um bicho de sete cabeças, pagar as dívidas é primordial. A tarefa não é fácil, mas com planejamento é possível. Caso você tenha a possibilidade de pagar à vista, nem pense duas vezes! Este é o método que pode fazer com que as taxas sejam descontadas.

Contudo, esta opção nem sempre é viável, por isso, verifique a possibilidade de fazer um acordo. Assim sendo, é possível dividir a dívida em parcelas que caibam no seu bolso.

Pagar as dívidas podem trazer muitos benefícios. Tais como:

  • Consciência tranquila em relação a estes fantasmas monetários que podem tirar o seu sono;
  • Voltar a possuir credibilidade no mercado financeiro.

7- Comprometa-se com uma quantia para poupar

Uma ótima maneira para começar a poupar é estabelecer uma quantia a ser guardada todo mês. Assim sendo, é essencial ter uma poupança.

Entretanto, assim que o salário cair a quantia que você deseja poupar já deve ser guardada. Caso contrário o dinheiro será gasto. Para começar, vá aos poucos. Se você guardar uma porcentagem mínima do que recebe, isso já irá fazer diferença.

Posteriormente, quando souber melhor como poupar mais, esta quantia pode ser aumentada. Desse modo, a longo prazo já será possível perceber que o esforço deu resultado.

Além disso, não poupe só por poupar, crie uma meta para aquele dinheiro e veja quais investimentos vão valer a pena.

8- Reavalie seus hábitos

Há alguns hábitos que são feitos mais por mania, do que por necessidade. Por isso, é muito importante refletir sobre eles para saber quais realmente precisam ser praticados.

Algumas coisas que parecem não contar para o final do mês podem fazer muita diferença. Tais como comer muito fora de casa, sair em todos os dias do final de semana, gastar com revistas ou outras coisas de assinatura. Por exemplo, se você é daqueles que não abre mão da Netflix, já pensou em chamar os amigos para dividirem a conta, ao invés de pagar sozinho?

Este é apenas um exemplo, mas é você que precisa fazer a avaliação do que realmente é necessário em sua vida. O processo de análise pode fazer com que a economia no final do mês seja enorme. Experimente!

9- Não faça compras para se consolar

Consumir para tentar suprir algo que falta internamente acontece e com bastante frequência. Recorrer a um “presentinho” quando se está emocionalmente abalado não é nenhum crime. Contudo, quando isto se torna um hábito, aí já é um problema.

O importante, além da relação saudável com o dinheiro é cuidar também das emoções e dos sentimentos. Se estes fatores tiverem equilibrados, as chances de cuidar melhor das finanças são bem maiores.

Portanto, é essencial planejar as compras. Assim sendo, ao realizar este planejamento, se você perceber que gasta muito suprindo alguma carência emocional, é importante resolver o problema. Uma dica é investir o dinheiro gasto em presentinhos numa terapia, por exemplo. Já se foi o tempo em que ir ao psicólogo era algo estereotipado.

10- Utilize talentos e conhecimentos para ter renda extra

Às vezes, o salário que é recebido no trabalho mal dá para pagar as contas. Isso faz com que o planejamento fique mais complicado, já que é sempre um aperto no final do mês em decorrência de muitos fatores.

Dessa forma, é interessante procurar outras formas de ganhar um dinheiro extra. Que tal? Pensa aí, qual é o seu talento… pensou? Pois é! Utilizá-lo da maneira certa pode te ajudar no seu faturamento.

Se escreve bem, provavelmente, tem alguém que precisa de uma aula de redação, por exemplo. Ainda em relação à escrita, muitos site procuram freelancer para variados assuntos. Se sabe outra língua, olha que legal seria passar esse conhecimento para outros e ainda ganhar um dinheirinho.

Caso o salário que receba já seja o suficiente para arcar suas contas, ainda assim é legal pensar numa renda extra. O dinheiro a mais que entrar pode ser colocado na poupança para que futuramente você possa realizar alguma meta que estipulou.

As dicas dadas aqui são algumas básicas de como economizar, mas caso seja criativo, há outras diversas maneiras de tentar se controlar financeiramente. Saiba que o principal para isso é ter foco e determinação. Vai por mim, seus sonhos ficarão bem mais palpáveis!

Saiba mais sobre: Planejamento Financeiro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário