scorecardresearch ghost pixel



Eleitor já pode emitir certidão de quitação eleitoral; veja como fazer

Documento pode ser emitido nos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).



Eleitores de todo o país podem voltar a emitir a certidão de quitação eleitoral, que teve a expedição suspensa entre 3 e 9 de outubro, semana seguinte ao primeiro turno das eleições 2022. O documento pode ser obtido pela internet desde a última segunda-feira, 10.

Leia mais: Eleições 2022: é possível pedir voto em trânsito para o 2º turno?

Para ter acesso a ele, basta entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou nos portais dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Também é possível obter a certidão usando o aplicativo e-Título.

O interessado deve estar em dia com a Justiça Eleitoral (JE), ou seja, ter votado nas últimas eleições ou justificado as ausências; bem com ter atendido a eventuais convocações trabalhar como mesário. Caso haja alguma multa pendente, é preciso pagá-la antes de solicitar o documento.

A emissão ficará suspensa novamente entre os dias 31 de outubro a 7 de novembro, primeira semana após o segundo turno do pleito.

Certidão de quitação eleitoral: veja como emitir

A expedição do documento é forma gratuita e está disponível pela internet. No site do TSE, basta clicar em “Certidão de quitação”, preencher os dados pessoais e apertar o botão “Emitir”. O eleitor pode validar as informações no mesmo portal, na opção “Validar Documentos”.

Quem preferir utilizar o e-Título só precisa entrar no menu “Mais Opções” e clicar em “Quitação Eleitoral” para baixar a certidão. Vale lembrar que o serviço é gratuito em qualquer um dos canais.

O documento, que serve para comprovar que o cidadão não tem pendências na Justiça Eleitoral, pode ser solicitado por empresas no ato da contratação, universidades no momento da admissão e até ser um requisito para posse em cargos públicos.




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário