O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) divulgou a lista dos 3 mil convocados para ocupar uma das vagas do programa Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Social. A matrícula deve ser realizada até o dia 2 de novembro.
Leia mais: Infração de trânsito: quanto tempo os pontos ficam na CNH?
A CNH Social é oferecida não só no Espírito Santo, mas em diversos outros estados brasileiros. O programa disponibiliza aos brasileiros de baixa renda o acesso à carteira de motorista nas categorias A (moto) e B (carro) sem nenhum custo.
Além disso, existe a possibilidade de mudança de categoria, em que habilitados podem conseguir se tornar elegíveis para pilotar veículos D e E, por exemplo, que incluem vans ou micro-ônibus e ônibus, enquanto a segunda inclui carretas e caminhões. Os interessados devem consultar os Detrans do seus respectivos estados para averiguar as devidas concessões.
Quem pode solicitar o CNH Social?
Não existe uma coleção de regras específicas para todos os casos, mas existem aquelas gerais, que costumam aparecer nos editais dos estados. Confira abaixo:
- Quem for beneficiário de algum programa social;
- Pessoas com necessidades especiais (PcD);
- Estudante de rede pública que tenha bom desempenho escolar;
- Todos devem estar inscritos no CadÚnico;
- Ter renda familiar de até dois salários-mínimos;
- Estar desempregado há mais de um ano.
Como fazer a matrícula para ter a habilitação gratuita?
Os moradores do estado do Espírito Santo que foram convocados a participar da seleção podem fazer a matrícula aqui. O processo, feito de forma 100% online, garantirá a participação do candidato no programa, que cobre todos os custos de obtenção da CNH, incluindo os exames médicos.
Após feita a matrícula, o aluno deverá se dirigir ao Centro de Formação de Condutores (CFC) presencialmente. O endereço será informado no momento do cadastro.
Foto: Joa Souza/Shutterstock