scorecardresearch ghost pixel



Infração de trânsito: quanto tempo os pontos ficam na CNH?

Existe um limite de pontos na CNH para que o motorista continue com o direito de dirigir. Veja em quanto tempo eles expiram.



A imprudência no trânsito aumenta os riscos de acidentes e também rende severas punições aos motoristas. Quando flagrados, eles ganham algumas marcas na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O somatório dessas violações pode levar à suspensão do direito de dirigir. Para evitar isso, veja por quanto tempo os pontos ficam na CNH.

Leia mais: Tenho uma bicicleta elétrica, preciso tirar a nova CNH?

Com base na legislação de trânsito brasileira, são quatro tipos de infração as quais os condutores podem cometer enquanto dirigem: leves, médias, graves e gravíssimas. Muito mais do que a preocupação com os pontos na carteira, os motoristas devem considerar em primeiro lugar a importância da segurança própria e de terceiros.

Pontos na CNH

A classificação dos tipos mencionados considera o perigo que o comportamento do condutor gerou no trânsito, de acordo com as possíveis consequências da violação. É claro que nenhum motorista quer perder o direito de dirigir. Sendo assim, o somatório de pontos é uma preocupação constante.

Principalmente em relação às infrações consideradas gravíssimas, que rendem muito mais à CNH.

Depois de 12 meses, os pontos acumulados na carteira expiram, ou seja, eles deixam de ser um problema para os motoristas infratores. Quer um exemplo? Quem levou uma multa em outubro do ano passado verá a violação sumir do registro neste mês. Só é importante ter atenção: as infrações continuam no registro de cada motorista.

O que muda é que não haverá mais a capacidade para suspender o direito de dirigir. Na regra atual, o motorista pode ter até 40 pontos na carteira pelo período de 12 meses. Mais do que isso, os pontos levam à suspensão da CNH.

O condutor que cometer uma falta gravíssima e já tiver 30 pontos acumulados pode ter a carteira suspensa.

Entre as infrações gravíssimas, podemos apontar dirigir veículo com habilitação cassada ou com suspensão do direito de dirigir e conduzir veículo com a validade da habilitação vencida há mais de 30 dias, mas há muitas outras transgressões que podem trazer muitos riscos para o trânsito.

Veja abaixo a quantidade de pontos na CNH por tipo de infração:

  • Gravíssima – sete pontos;
  • Grave – cinco pontos;
  • Média – quatro pontos;
  • Leve – três pontos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário