Afinal, existe algo que pode restringir George, um menor de idade, de ser o rei? Primeiro, é preciso entender que um menor de idade pode até assumir, mas a responsabilidade é passada para o regente – o cargo de príncipe regente – até o aniversário de 18 anos do primeiro sucessor nesta linha, e até a maioridade de George, seriam mais 9 anos de espera.
Veja também: Rei Charles III não come estas comidas de jeito nenhum; confira
É bem improvável que isso aconteça, já que o próximo da linha sucessória é o Príncipe William, só se o mesmo renunciasse ou acontecesse uma tragédia para que George conseguisse assumir antes de virar adulto, mas vamos pensar nessa possibilidade.
Lei de Regência de 1937 faria com que o Harry fosse o regente
Numa hipótese em que o Príncipe William não assumiria, o próximo da linha sucessória seria George, porém, como falado, quem seria comprometido seria uma entidade mais velha, acima dos 21 anos, de acordo com a Lei da Regência de 1937.
Nesse caso, a pessoa mais próxima da linha e adulta é o Príncipe Harry, que está na quinta colocação da linha sucessória, atrás de três menores de idade, algo que o faria ser escolhido.
Sobre a Lei de Regência
A única pessoa a ter atuado como regente foi Jorge IV, que chegou a assumir o trono, de forma oficial, em 1820, ano da morte do seu pai, Jorge III. Ele foi regente por 9 anos (1811-1820) por seu pai ser considerado insano.
Essa mesma lei diz que a incapacidade física ou mental são fatores que influenciam, como foi nesse caso. O escolhido como regente deve ter pelo menos 18 anos de diferença se comparado com o herdeiro aparente, próximo da linha sucessória ou herdeiro presuntivo, com algum tipo de parentesco.