Estão abertas as inscrições para as bolsas de estudo Émile Boutmy para graduação e mestrado. As oportunidades são oferecidas pelo Sciences Po, na França. O programa recebe os melhores estudantes de fora da União Europeia, cujos perfis que correspondam às prioridades da instituição e aos requisitos de cada curso. Saiba como garantir sua vaga.
Leia mais: Instituto oferece bolsas gratuitas em cursos de gestão e liderança nos EUA
Quem tem o sonho de estudar em Paris pode aproveitar essa grande chance. As candidaturas seguirão sendo aceitas até o dia 30 de novembro para os cursos de mestrado. Para quem deseja alguma oportunidade de graduação, o período é um pouco maior. As inscrições podem ser feitas até 22 de fevereiro de 2023. Dá para se planejar bem.
Bolsa de estudo Émile Boutmy
A escolha dos alunos que vão ganhar as bolsas depende de vários aspectos. Entre eles, são apontados os socioeconômicos e o desempenho acadêmico de cada pessoa. O valor da varia de 3.600 a 13.190 €. Ao todo, são três anos de graduação. No caso do mestrado, a bolsa é de 12.200 € para cada um dos dois anos de curso.
As inscrições são por meio do site do Sciences Po. Há a exigência de apresentação de alguns documentos pessoais, além do diploma e histórico do ensino médio. Quem irá concorrer às bolsas de mestrado precisará apresentar também o diploma de ensino superior, além da carta de motivação.
O estudante interessado nas bolsas Émile Boutmy para estudar na Europa devem também indicar a situação financeira da família. Vale apresentar a declaração do imposto de renda, holerites dos pais ou certificados de recebimento de apoios financeiros por conta do desemprego.
Como as aulas serão ministradas em francês, os candidatos às vagas devem ter a capacidade de acompanhar as aulas ministradas no idioma. É por isso que é necessário apresentar ainda um certificado de proficiência na língua.
O Sciences Po é um dos mais respeitados centros de estudos sociais e políticos do mundo. Fica em Paris. A instituição foi criada em 1872 pelo sociólogo Émile Boutmy. Por essa razão, o programa de bolsas recebe o nome em homenagem ao fundador.