Precisa fazer um PIX, mas descobriu que a sua conta está zerada? Isso pode não ser mais um problema, desde que você tenha dinheiro disponível na conta de outro banco. Algumas instituições já começaram a liberar o serviço de fazer o pagamento com o saldo de lugares diferentes. Veja como isso é possível sem nenhuma complicação.
Leia mais: Mudanças no PIX pelo Banco Central? Quem serão os brasileiros afetados?
O banco Itaú, por exemplo, anunciou que vai liberar a funcionalidade para os clientes já no mês de novembro. Assim será possível fazer um PIX usando os valores disponíveis em outro lugar. A possibilidade é garantida pelo Open Finance, o sistema financeiro aberto que permite o compartilhamento dos dados dos clientes entre as instituições.
PIX com saldo de outros bancos
O pagamento com o saldo de outras contas só será liberado com a autorização dos clientes. Além do Itaú, que anunciou a liberação da ferramenta para breve, o Banco do Brasil e Bradesco também oferecem a possibilidade.
Veja abaixo quem permite o PIX entre contas de bancos diferentes:
- Banco do Brasil: disponível para transferência via PIX de mais de dez instituições;
- Bradesco: está distribuindo a ferramenta de graça;
- Santander: a opção ficará viável quando a transferência começar em outros bancos com o valor do saldo.
A novidade deve fazer com que o PIX seja ainda mais usado pelos brasileiros. O meio de pagamento foi lançado há pouco mais de dois anos e hoje é a escolha número um de boa parte dos mais de 51 milhões de usuários do serviço.
Além disso, o compartilhamento de dados criado pelo Open Finance foi outro grande passo. Dessa forma, os brasileiros podem gerir as finanças por meio do aplicativo bancário que preferirem. É por isso que se tornou possível fazer um PIX mesmo que uma das contas esteja zerada, desde que haja saldo suficiente na conta em outro lugar.