Talvez seja a hora de tirar o casaco do armário mais uma vez! Isso porque duas frentes frias vindas pelo sul do Brasil prometem derrubar as temperaturas neste final de outubro e início de novembro. A previsão é que os fenômenos cheguem no Centro-Sul, incluindo São Paulo.
Leia mais: Herança de Jô Soares tem móvel COBIÇADO que custa 1 carro de luxo
O frio deve ficar mais intenso no feriado de Finados, no dia 2 de novembro, com temperaturas bem baixas e termômetros marcando negativo. A novidade, segundo os institutos de meteorologia MetSul e Climatempo, é da possibilidade de neve e chuva congelada no dia 1º nas regiões de Santa Catarina e da Serra Gaúcha.
Evento climático histórico
Desde que se há registro, a nova onda de frio fora de época pode gerar um evento climático inédito na história, com registro de neve em pleno mês de novembro no Brasil. O MetSul explica que o cenário ainda pode mudar, pois as previsões mais precisas nesse sentido acontecem apenas no inverno.
Mas antes da chegada do frio de novembro, uma frente fria menos intensa tem início nesta semana, provocando vendaval e queda de granizo no Rio Grande do Sul. A explicação para quedas tão incomuns para essa época do ano, segundo especialistas, se dá devido a atuação do fenômeno climático La Niña, responsável por derrubar as temperaturas do Oceano Pacífico.
Frio de novembro
Além da região Sul, as partes Centro-Oeste e Sudeste do Brasil também vão registrar baixas na temperatura a partir da semana que vem. Como no caso de São Paulo, com previsão de queda nas temperaturas no dia 2 de novembro, com máxima de 14ºC e mínima de 12ºC durante o feriado de Finados.
Já na quinta-feira, 3, a previsão apontada é de 11ºC de mínima e máxima de 14ºC. Para fechar a semana, os paulistanos devem enfrentar temperaturas entre 11ºC e 16ºC a partir da sexta-feira, quando a temperatura volta a subir e o clima ficar mais ameno.