Você já pensou sobre quais profissões podem ser substituídas por robôs em breve? Saiba que essa é uma realidade para muitas pessoas no mundo inteiro e em diferentes situações. Confira alguns bons exemplos para entender melhor o assunto.
Veja também: Conheça as profissões mais promissoras para o mercado de trabalho de 2023
1 – Enólogo
Você já ouviu falar em enólogo? Talvez o termo seja novo, mas esta é uma profissão antiga e que exige bastante conhecimento. Mesmo assim, ela pode ser substituída por robôs no futuro breve.
Esse é o profissional que atua em toda a cadeia de produção do vinho. Essa pessoa cuida desde o cultivo da uva até a comercialização do produto pronto. No entanto, a maior parte de todo esse processo já é automatizada por robôs.
2 – Profissões que podem ser substituídas por robôs: recepcionista de hotel
Sim, os recepcionistas de hotel também poderão ser substituídos por rodos. Já existem máquinas que são capazes de atender o cliente, identificar tudo o que ele gosta e oferecer a melhor solução. Isso se encaixa perfeitamente no balcão de uma recepção de hotel.
3 – Cobrador de ônibus
Esta é uma das profissões que podem ser substituídas por robôs. O processo de migração tecnológica já caminha em passo acelerado neste sentido, inclusive. Muitos transportes coletivos já contam com sistema informatizado para permitir o embarque e desembarque de um passageiro.
4 – Taquígrafo está com os dias contados
O trabalho como taquígrafo consiste em anotar tudo o que foi dito, decidido e planejado durante uma reunião. Em outras palavras, seria como se fosse um trabalho de digitador. Já existem softwares de computador que conseguem transformar áudio em texto com bastante facilidade e eficiência.
5 – Profissões que podem ser substituídas por robôs: ascensoristas
Os ascensoristas são os responsáveis por “tripular” o elevador, eles digitam os andares aos quais as pessoas querem ter acesso. No entanto, em muitos locais, essa profissão já foi substituída por robôs a muito tempo.
Além destes profissionais, também podemos destacar: estoquista, torrador de café, operador de refino de açúcar e outros. Várias profissões podem ser substituídas por robôs no futuro.