É comum que o médico avalie primeiramente a região bucal do paciente que tem alguma queixa, independente da reclamação. Uma das principais observações para identificar certas condições clínicas está ligada à avaliação da coloração da língua. A observação em casa não substitui o diagnóstico de um profissional, mas ajuda a prevenir certos riscos.
Veja também: Gosto ruim na boca: entenda qual pode ser a causa do sintoma
Sinais na língua que merecem atenção
Úlceras são pequenos machucados
As úlceras são pequenos machucados que podem surgir devido a alguma mordida e outras formas de atrito. No entanto, caso a ferida não cicatrize em 15 dias, recomenda-se buscar um especialista para analisar com assertividade. A alimentação também pode explicar essa tendência a ter cortes ou nódulos aparecendo nessa região, então procure identificar seu cardápio diário.
A leucoplasia é o nome dado às manchas brancas
Alguns pontinhos brancos que não saem com a escovação costumam sumir depois, mas isso não elimina a chance de ser um sinal pré-canceroso. Lembre-se novamente do que foi consumido ao longo dia, histórico de restrições alimentares e demais substâncias que possam causar alterações metabólicas, gerando manchas na boca.
Sensação de ‘’língua peluda’’?
A sensação de que há uma camada espessa na língua está associada ao vício em tabaco ou mesmo má escovação. Sendo assim, não deixe de passar o fio dental, usar uma escova macia e transformar seus hábitos. Após as refeições, escove rapidamente e faça um gargarejo. É importante escová-la, removendo resíduos de alimentos e outras partículas que acabam causando mau cheiro.
Outro problema que comumente afeta a boca, com o surgimento de feridas e ressequidão é o estresse. Ficar muito nervoso acaba mudando a composição química da saliva, deixando-a mais ácida. Por fim, hidrate-se, faça exercícios e coma de maneira consciente, escolhendo ingredientes naturais e refrescantes, como hortelã, maçã e folhas verdes.