Devido ao feriado do Dia de Finados, as agências bancárias estarão fechadas nesta quarta-feira, 2. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a pausa não irá interferir nos atendimentos de semana, pois tudo deve ser regularizado já no dia seguinte. Veja como se programar para não se comprometer com o pagamento das contas.
Leia mais: Veja o que abre e o que fecha no feriado de Finados, dia 2 de novembro
Os clientes que precisarem de ajuda durante o feriado poderão contar com o serviço dos canais digitais, como é o caso do internet banking e dos caixas eletrônicos. Ambas as possibilidades permanecem disponíveis para consultas e diversos serviços financeiros durante todo o dia.
Além disso, a Febraban afirma que os atendimentos por telefone, computador e celular também estarão disponíveis. Com isso, é possível realizar praticamente todas as transações financeiras do sistema bancário, mesmo com as agências fechadas durante a pausa, o que reduz e muitos as chances de o cliente ficar na mão.
Pagamento de boletos com vencimento para o feriado
As contas que têm o vencimento para 2 de novembro de 2022 terão as suas datas adiadas para o dia útil seguinte, neste caso, para quinta-feira. Não haverá o acréscimo de juros ou multas para as contas pagas no dia 3. É possível também que não haja pressa, pois o diretor-adjunto de serviços da federação, Walter Tadeu de Faria, afirmou que as contas já costumam vir com as datas ajustadas aos feriados nacionais, estaduais e municipais.
Além disso, os pagamentos de contas que forem realizados durante o feriado pelos aplicativos dos bancos serão compensados apenas no próximo dia útil. No caso de transferências bancárias, como o DOC, a compensação do valor transferido durante a pausa poderá levar até três dias úteis para ser efetuada. Contudo a transferência de dinheiro poderá ser feita por PIX, visto que a modalidade permanece funcionando normalmente.
Só para reforçar: caso o seu boleto vença em qualquer feriado, a resolução de 2020 do Conselho Monetário Nacional alega que não considera as pausas nacionais, municipais ou estaduais como dias úteis, então não é permitido que ocorra qualquer tipo de cobrança, vencimento, interrupção de serviço e operações bancárias nesses dias.