Antena parabólica: troca do equipamento será GRATUITA para ESTAS famílias

Antenas parabólicas precisam ser substituídas nas cidades brasileiras após o lançamento do 5G, tecnologia que interfere no sinal.



A chega do 5G no Brasil trouxe uma mudança importante na vida da população, especialmente a de baixa renda. Para continuar recebendo sinal de TV com qualidade, os brasileiros terão que substituir as antenas parabólicas.

Leia mais: Está valendo: novo VISTO de trabalho para brasileiros em PORTUGAL

A troca é necessária porque a nova tecnologia interfere no sinal das parabólicas, que operam na banda C (frequência de 3,7 GHz a 6,45 GHz). Como a quinta geração de internet móvel utiliza a frequência 3,5 GHz, o usuário poderá perceber ruídos de som e imagem.

Para evitar o risco de interferência, as parabólicas serão transferidas para a banda Ku. Após a transferência total, processo chamado de “limpeza de faixa” com duração prevista de 18 meses, a banda C deixará de existir.

Troca gratuita das antenas

A substituição das antenas parabólicas por equipamentos digitais é gratuita para famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). O sistema reúne dados sobre os brasileiros mais vulneráveis, por isso é usado para selecionar beneficiários de programas sociais.

Para solicitar a troca, o interessado deve entrar em contato pelo site da Siga Antenado ou telefone 0800 729 2404. O procedimento não é necessário para quem usa antenas digitais externas ou internas, nem tampouco para quem possui TV por assinatura.

5G no Brasil

No dia 6 de outubro, a tecnologia 5G chegou a todas as 27 capitais do Brasil. O ciclo foi finalizado com a ligação do sinal nas cinco cidades da Região Norte: Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC).

O prazo para que as operadoras responsáveis pela transmissão liguem todas as estações previstas acaba no dia 28 de novembro. As regras exigem ao menos uma antena para cada 100 mil habitantes.




Voltar ao topo

Deixe um comentário