scorecardresearch ghost pixel



5G: 1,1 milhão de parabólicas serão distribuídas NESTAS cidades; confira a lista

Troca dos equipamentos é necessária para a manutenção do sinal de televisão em municípios mais afastados das capitais. Aprenda a solicitar a instalação.



A chegada do 5G puro nas capitas brasileiras já é uma realidade, exceto para as demais cidades do país, cuja frequência 3,5 GHz ainda precisa ser liberada. A boa notícia é que para antecipar a quinta geração de internet em alguns municípios de médio porte, teve início a distribuição de 1,1 milhão de kits com antena parabólica e receptor de TV via satélite para famílias elegíveis.

Leia mais: Segurados do INSS podem bloquear empréstimo consignado pela internet

O 5G puro no Brasil faz uso da frequência 3,5 GHz, a chamada “Banda C”. Entretanto, esse sinal ainda não foi autorizado para uso imediato para as operadoras de telecomunicações devido a sua alocação ao serviço de TV aberta via satélite (TVRO).

E para evitar qualquer tipo de interferência, o Gaispi, grupo ligado à Anatel, começou a coordenar a limpeza da faixa, recomendando a migração da TV aberta via satélite da Banda C para a Banda Ku. O fato é que a troca de tecnologias exige não apenas o desligamento de uma frequência, mas a utilização de antenas e receptores pelas casas para a captura do novo sinal.

Distribuição de antenas parabólicas

A princípio, o cronograma do leilão da Anatel propunha a obrigação de cobertura para capitais até 2023 e para municípios com mais de 500 mil habitantes a partir de 2024. No entanto, a antecipação da liberação da faixa 3,5 GHz pode agilizar a chegada da nova geração nesses lugares.

Os custos da troca de tecnologia para pessoas de baixa renda deverão ser de responsabilidade das operadoras que arremataram a faixa de 3,5 GHz. Portanto, cidadãos e famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) – banco de dados do governo federal – possuem o acesso ao kit de migração e instalação gratuitamente.

A entidade administradora da faixa 3,5 GHz abriu um novo agendamento para a instalação dos kits em 26 cidades. A previsão é que nesta fase sejam feitas mais de 1,1 milhão de solicitações, principalmente por quem mora em locais afastados dos grandes centros, onde o sinal de TV aberta terrestre dificilmente pega. Veja a lista completa a seguir!

Cidades que começaram a troca gratuita de parabólicas

A solicitação da nova parabólica exige o agendamento com a Siga Antenado (link do site aqui). Outra opção é pelo telefone 0800 729 2404. A adesão ao programa exige como documentação o número do CPF e o Número de Inscrição Social (NIS), do CadÚnico.

Confira a lista de cidades contempladas com o agendamento para a troca da antena parabólica:

Estado Cidade
Bahia Feira de Santana
Espírito Santo Serra
Vila Velha
Goiás Aparecida de Goiânia
Minas Gerais Contagem
Juiz de Fora
Uberlândia
Pará Ananindeua
Paraná Londrina
Pernambuco Jaboatão dos Guararapes
Rio de Janeiro Belford Roxo
Campos dos Goytacazes
Duque de Caxias
Niterói
Nova Iguaçu
São Gonçalo
Rio Grande do Sul Caxias do Sul
Santa Catarina Joinville
São Paulo Campinas
Guarulhos
Osasco
Ribeirão Preto
Santo André
São Bernardo do Campo
São José dos Campos
Sorocaba

 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário