O Brasil passará por uma frente fria nos próximos dias. A previsão do tempo prevê que uma massa de ar frio está se movendo para substituir a massa de ar mais quente e no limite se forma uma frente fria.
Essas diferentes massas de ar não se misturam porque têm diferentes temperaturas e densidades. À medida que a frente fria se desenvolve, o ar quente à frente da frente é empurrado para cima do ar frio.
Isso acontece porque o ar quente é mais leve (menos denso) que o ar frio. Muitas vezes você vê nuvens se formando em uma frente fria. Isso ocorre porque, à medida que o ar quente sobe, ele esfria e a umidade do ar se condensa. Nuvens são massas de ar frio e condensado.
As frentes podem ter várias centenas de quilômetros de largura. O ar atrás de uma frente fria é mais frio que o ar na frente dela.
Se uma frente fria passasse por cima quando você estivesse do lado de fora, você sentiria o ar esfriando. O ar também estaria mais seco do que antes.
Previsão do tempo
Uma intensa massa de ar frio pode causar temperaturas extremamente baixas no país. O clima amanhã no Brasil será frio com temperaturas em torno de 13°C em diversas localidades na região Sudeste e Sul. Durante a tarde e a noite as temperaturas cairão para 11°C.
Rajadas que ultrapassaram 100 km por hora podem ocorrer sobre o interior do Sul, além de granizo em algumas áreas. A frente fria que está migrando em direção região norte e vai organizar um corredor de unidade sobre o nordeste.
A previsão é de chuva para os próximos 5 dias na maior parte do país. O corredor de unidade que vai desde o Recôncavo Baiano até a região norte são as regiões onde devem ter mais chuvas acumuladas nos próximos dias. Inclusive é necessário muita atenção porque há previsão de alguns eventos mais extremos nesses locais.