O ano está chegando ao fim, mas milhões de brasileiros ainda vão receber a última parcela do Auxílio Gás. Criado para ajudar as famílias de baixa renda após o aumento nos preços do gás de cozinha, o programa tem uma nova rodada prevista para dezembro.
Leia mais: Com eleição de Lula, Auxílio Brasil não deve ser antecipado em novembro
A próxima parcela será a última equivalente a 100% do preço médio nacional do botijão de 13 quilos. A partir do próximo ano, a referência volta a ser 50% desse patamar, já que a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que possibilitou a ampliação chega ao fim neste ano.
A apuração dos preços é feira periodicamente junto às distribuidoras pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Em outubro, cerca de 5,98 milhões de famílias receberam R$ 112 cada.
Que tem direito?
Conhecido como vale-gás, o benefício atende famílias com inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico) e renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 606). Mulheres vítimas de violência doméstica sob monitoramento de medidas protetivas de urgência têm prioridade.
O pagamento também chega aos lares compostos por idosos ou pessoas com deficiência que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada). O programa assistencial é administrado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Calendário dezembro do vale-gás
Os repasses do Auxílio Gás ocorrem nas mesmas datas do Auxílio Brasil, quase sempre nos dez últimos dias úteis de cada mês. Confira o calendário de dezembro do programa:
Final do NIS/ Data de pagamento
- 1: 12 de dezembro;
- 2: 13 de dezembro;
- 3: 14 de dezembro;
- 4: 15 de dezembro;
- 5: 16 de dezembro;
- 6: 19 de dezembro;
- 7: 20 de dezembro;
- 8: 21 de dezembro;
- 9: 22 de dezembro;
- 0: 23 de dezembro.