Beneficiários do Auxílio Brasil e demais programas devem ficar atentos! O prazo para aqueles que não atualizaram os dados no Cadastro Único (CadÚnico) há mais de dois anos termina nesta sexta-feira, 11. Caso não seja feita a retificação das informações, as famílias nessa situação correm o risco de perder seus benefícios.
Leia mais: Auxílio Brasil de novembro terá valor menor para ESTE grupo
A regra se aplica somente aos beneficiários que revisaram seus cadastros pela última vez em 2016 e 2017. Segundo o governo federal, do total de 1,4 milhão de pessoas que precisavam atualizar os dados, 263 mil ainda não haviam realizado o procedimento.
Concessão de benefícios
O Ministério da Cidadania reforça que a renovação das informações é essencial para garantir os registros no banco de dados do governo, assegurando que eles estejam sempre de acordo com a realidade mais atual dos assistidos pelos programas de transferência de renda.
Atualmente, a base de dados do CadÚnico é usada como referência para a concessão de benefícios importantes, como o Auxílio Brasil, a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), este último voltado para idosos e pessoas com deficiência (PcD) de baixa renda.
O governo federal e a pasta da Cidadania reforçam que o cadastro deve ser atualizado a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração na renda ou composição da família assistida.
Como atualizar as informações do CadÚnico
Os cidadãos podem consultar sua situação cadastral por meio do aplicativo Gov.br, disponível gratuitamente para download em celulares Android e iOS. Ainda existe a possibilidade de fazer o procedimento via computador, pelo site do CadÚnico.
Lembrando que a confirmação online se aplica apenas para o caso de os dados terem permanecido os mesmos. Caso seja preciso atualizá-los, os beneficiários devem então se dirigir a um posto de atendimento do CadÚnico ou CRAS do município.