Se há pouco mais de um ano falar em carro elétrico parecia algo inatingível, o assunto se tornou mais atual do que nunca em 2022. A tendência, inclusive, é a de que os carros elétricos dominem o mercado ao longo dos próximos anos. Não é à toa que todas as marcas estão na corrida para apresentar os novos modelos movidos à energia elétrica, como o Hyundai Kona.
Projetado ainda em 2017, o novo Hyundai Kona é uma das principais apostas da montadora sul-coreana para o mercado brasileiro. O modelo foi flagrado em alguns testes pelo país e trata-se de um utilitário esportivo compacto, ou seja, um SUV um pouco menor.
Veja também: 5 carros com melhor custo-benefício para comprar em 2022
Hyundai Kona pode ser aposta de carro elétrico para o Brasil
O compacto não se trata de uma novidade propriamente dita, já que ele possui versões sendo vendidas pelo mundo inteiro. Inclusive, algumas delas são movidas à combustão, outras são híbridas e, finalmente, é possível chegar na versão 100% elétrica.
De modo bem simplista, porém didático, o novo elétrico da Hyundai é uma espécie de Creta movido a eletricidade. Isso quer dizer que o modelo atende perfeitamente às exigências do mercado atual e tende a criar raízes por aqui também.
O que oferece o novo Hyundai Kona?
O projeto do Hyundai Kona é de 2017 e usa a plataforma K2, diferentemente dos outros eletrificados da marca. A versão mais barata é a EV39, com motor capaz de desempenhar 136 cv de potência e 40,3 kgfm de torque. As baterias de 39 kWh permitem uma autonomia total de 305 km.
Por sua vez, a versão EV64 já é capaz de produzir 204 cv de potência e rodar 484 km com apenas uma carga completa. No entanto, a Hyundai afirma que o Kona pode rodar até 600 km se for dirigido em trecho exclusivamente urbano e em modo econômico.
Ainda não existe previsão de lançamento para venda nas concessionárias espalhadas pelo Brasil.