scorecardresearch ghost pixel



Em perigo: o que pode causar o desgaste irregular dos freios do carro?

Saiba agora o que pode causar o desgaste irregular do freio do seu carro e como solucionar a questão que afeta a segurança do automóvel.



O desgaste irregular do freio traz alguns sinais que não podem ser ignorados. Entre eles, está um cheiro estranho, além da demora para as frenagens e a roda mais quente. A questão é que o condutor, na maioria das vezes, só percebe que um lado do freio se desgastou mais que o outro durante a revisão.

Leia mais: Economia no bolso: lista de carros com manutenção barata para comprar em 2023

Vale lembrar, no entanto, que o desgaste das pastilhas de freio ocorre naturalmente, uma vez que estão em constante atrito contra o disco. Até mesmo porque elas são feitas para isso; contudo, se houver um desgaste fora do padrão, é preciso estar atento para não comprometer as outras peças do sistema.

Desgaste irregular

As pastilhas de freio podem ter um desgaste irregular que ocorre normalmente por um desequilíbrio no sistema de freio. Isso ocorre devido a uma pinça travada e pressões diferentes em cada roda. A melhor forma ainda de evitar problemas maiores é a análise e a manutenção de todo o sistema de frenagem do carro.

Vale lembrar que as peças do freio se interligam, se houver o desgaste irregular da pastilha, o que, na prática, vai afetar também o disco de freio. Portanto, no pior dos casos, também será preciso trocar esta peça.

Prevenção

É importante lembrar que a principal solução é justamente fazer a lubrificação das peças. Isso, porque além do uso do dia a dia, as condições climáticas podem contribuir para que as borrachas e travamentos ressequem.

Desta forma, é necessário inspecionar o fluido de freio. Em outras palavras, geralmente precisa completar o compartimento a cada 10 mil km ou um ano de uso. A exceção é se houver qualquer sinal de desconforto com a frenagem. Neste caso, a revisão deve ocorrer no menor prazo possível.

Outro detalhe a se atentar é a substituição completa do fluido a cada três anos. Isso, porque os travamentos resultam no espelhamento do material de atrito da pastilha por superaquecimento. A ação aumenta a vida útil das pastilhas. Em suma, também é necessário substituir as pastilhas em pares, nunca apenas de um lado só.

Sinais

Hoje, os modelos mais novos de pastilhas de freio vêm equipados com sensores mecânicos ou eletrônicos para alertar a hora de trocá-los sem comprometer o sistema de freios. Por fim, fique atento se a luz de freio de mão acende no painel. Ele é também um indicativo de que as pastilhas, os discos de freio, estão gastos ou mesmo que há algum vazamento de fluido.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário