Existem alguns vegetais que os cachorros podem comer com certa moderação, mas determinados ingredientes são extremamente tóxicos. Dessa forma, caso seu pet consuma algo que o corpo não tolera, provavelmente vai sofrer uma intoxicação. Nesse caso, procure um hospital veterinário o mais rápido possível, buscando realizar uma limpeza intestinal com acompanhamento médico.
Veja também: Qual a idade do meu cachorro? Calcule agora quantos anos seu pet tem
Os cachorros sentem vontade?
Muitas pessoas acabam oferecendo aos cachorros certos alimentos porque acreditam que eles estão pedindo ou com vontade. Apesar dessa demonstração, os animais apenas agem por instinto, então não têm desejos racionais. Antes de mudar qualquer fator na dieta, pesquise muito bem, para não arriscar a sua integridade física.
Não ofereça ao seu cachorro as seguintes frutas:
1- Abacate
O abacate está presente na alimentação humana em vários preparos, mas para os cachorros é tóxico, devido a presença de persina, capaz de causar vômitos, problemas no coração e diarreia.
2- Abacaxi
Apesar de não ser venenoso, o abacaxi é muito ácido e pode mudar a composição química do estômago, gerando desconfortos.
3- Carambola
A carambola pode infectar diretamente o sangue dos pets, por conta do ácido oxálico, que sobrecarrega os rins e a bexiga. Além dos problemas renais, sequelas neurológicas podem acabar com a qualidade de vida dos cães.
4- Cereja
O cianeto da cereja é uma substância que prejudica a oxigenação das células sanguíneas, causando falência respiratória.
5- Damasco
A fruta em si não apresenta problemas, mas a estrutura das sementes e folhas também apresentam cianeto. Dessa maneira, é melhor evitar que os cachorros tenham acesso a esse tipo de alimento.
6- Coco
O aumento das triglicérides pelo consumo de coco geralmente resulta em dor de estômago e inchaço, podendo levar à morte conforme a quantidade ingerida.
7- Açaí
Assim como o chocolate tem uma concentração muito alta de teobromina, o mesmo acontece com o açaí, extremamente tóxico para os pets.
8- Figo
O figo gera reações alérgicas até pelo contato, que desencadeia uma série de reações inflamatórias que comprometem parcialmente o funcionamento dos órgãos.
9 e 10- Laranja e limão
Bem acessível e frequentemente ligados a um efeito antioxidante, nos animais ocorre o contrário, porque causa gastrite.