Inteligência emocional é um tópico que vem ganhando bastante destaque. O desejo de passar segurança, parecer forte e passar uma boa impressão com base nos seus comportamentos nunca esteve tão presente.
Veja também: Veja como criar crianças mais inteligentes e preparadas para o futuro, segundo Harvard
Sendo assim, quais são os sinais de uma pessoa que tem um controle emocional equilibrado e em dia? Traremos situações que podem ser usadas tanto para gerir um grupo ou focada no seu indivíduo.
Empatia
Pessoas seguras conseguem se colocar no lugar dos outros. Por vezes, as pessoas acabam por ter um controle emocional maior por terem passado por grandes dificuldades em sua vida, algo que facilita, teoricamente, uma possível interação com alguém que está passando por questões semelhantes.
Reconhecimento das suas qualidades
Quem nunca passou por situações em que se perguntou se realmente era capaz de fazer algo que queria muito? Esses momentos são naturais e fazem parte do ser humano, desde que não seja em excesso.
Sentir-se seguro com suas capacidades é entender do que você é capaz de fazer. Reconhecer o seu potencial é também aproximar o seu desejo à sua realidade. E não para por aí. Segurança emocional, por parte dos líderes, é detectar pontos fortes no grupo e transformar em sintonia. Que tal listar as suas próprias conquistas, ou a de seus liderados, para que todos a mantenham em mente?
Motivação aos próximos
A procura por motivação para continuar a sua jornada ou a do próximo tem a ver com a questão da empatia. De pouco adianta ter noção e controle do seu emocional se não puder ser repassado. Não é sobre ser invejado ou invejar, é sobre repassar conhecimento. Por mais chato que possa parecer, as pessoas que estão ao seu redor, passam a te respeitar mais nos momentos de dificuldades, tendo conhecimento de que consegue gerir o seu emocional com eficácia. Dar motivos para o próximo seguir em frente é também ter razões para seguir.
Controle emocional
É indispensável. Não existe Inteligência Emocional quando você não tem controle sobre seus sentimentos, desejos e impulsos. Nos dias de hoje, talvez seja mais difícil de se ter controle, com tantos gatilhos emocionais presentes nas redes sociais e nas relações do cotidiano. Os problemas foram mudando, mas o autocontrole sempre foi e sempre será algo muito importante nas relações humanas.