O Governo Federal passará a oferecer mais um serviço social para as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). A distribuição do Telefone Popular tem o intuito de garantir o acesso das famílias a uma telefonia fixa com condições especiais. Para ter direito ao novo benefício, é necessário estar com os dados atualizados.
Veja também: É possível atualizar o CadÚnico pela internet?
É preciso ressaltar que o benefício custará apenas R$ 15 mensais para os grupos cadastrados, contudo é importante ter em mente que o valor cobrado poderá mudar de acordo com os impostos de cada estado e também da região de prestação da concessionária em questão.
Quais são as regras do Telefone Popular?
Assim como os demais auxílios e ajudas ofertadas para as famílias inscritas no CadÚnico, o Telefone Popular também exibe algumas regras as quais os beneficiários precisarão seguir. Entre elas, podemos apontar este pagamento da mensalidade de R$ 15 que dá o direito a 90 minutos para chamadas locais para outros telefones fixos.
Caso o beneficiário extrapole o limite de tempo ofertado pelo programa, será necessário inserir créditos para continuar ligando. Sendo assim, as regras também são válidas para telefones celulares e para ligações internacionais.
Para começar a fazer parte do programa, é preciso entrar em contato com a concessionária da região. Assim, o beneficiário do CadÚnico deverá realizar o contato, tendo em mãos o número do NIS e do CPF. Contudo, caso o CPF não esteja cadastrado no CadÚnico, será preciso provar o título de eleitor. Após a aprovação da solicitação, o serviço possui até 7 dias úteis para entrar em vigor.
Números para solicitar o benefício
Alguns números já contam com uma definição no programa. Saiba quais contatar:
- 10312 – CTBC Telecom;
- 10314 – Oi Região 2;
- 10315 – Vivo/Telefônica;
- 10331 – Oi Região 1;
- 10343 – Sercomtel.
Vale ressaltar que os minutos do plano mensal não podem ser acumulados. Eles serão zerados no mês seguinte.