A Black Friday é considerada uma das datas mais importantes para o comércio no Brasil. Neste ano, o evento será na sexta-feira, 25. Como esperado, grandes ofertas em lojas físicas e virtuais devem movimentar o setor após dois anos consecutivos impactados pela pandemia. Por isso, o Procon elaborou uma lista para você evitar golpes na data.
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Para ajudar os consumidores a fugir dos criminosos de plantão, o Procon de São Paulo elaborou uma relação de lojas virtuais que devem ser evitadas este ano. Para fazer a lista, o Procon considerou empresas que tiveram reclamações registradas, foram notificadas e não responderam nem foram encontradas. A relação ainda mostra alguns endereços criados exclusivamente para enganar consumidores, pois se passam por lojas virtuais.
Este ano, o raking ganha ainda mais relevância visto que especialistas apontam um crescimento do ticket médio do consumidor durante a data. Um levantamento do Mercado Livre, por exemplo, mostrou que 78% dos brasileiros querem gastar mais nesta edição do evento. No ano passado, a data gerou lucro de R$ 4 bilhões aos comerciantes, segundo estudo da Betway. Sendo assim, é natural que o mercado crie ainda mais expectativa para 2022.
A relação conta atualmente com 41 sites, mas foi divulgada pela primeira vez em 2011. Este ano, a lista foi atualizada em julho e revisada agora para o evento. Acesse e confira todos os sites que você deve evitar nos próximos dias.
O que vale a pena na Black Friday?
Essa dúvida é bastante recorrente. Pensando nisso, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) fez um levantamento para avaliar o potencial de descontos efetivos durante este evento tão aguardado. Para isso, por 40 dias, a entidade coletou 180 preços dos itens mais buscados pela internet. O que a CNC descobriu foi que 39% deles revelaram uma tendência de redução, ou seja, de preços ainda menores.
Os principais destaques da pesquisa ficaram para as quedas de 17% no valor de sapatos masculinos, 13% em lavadoras de roupas, 10% em smartwatch e 8% em fones de ouvido. Se você quer produtos de tecnologia ou eletrodomésticos, vale a pena ficar de olho.
Outra pesquisa, dessa vez feita pela consultoria Neotrust, empresa que fornece dados e inteligência sobre o e-commerce brasileiro, mostrou que os produtos mais adquiridos Black Friday do ano passado foram de moda e acessórios, beleza e perfumaria e telefonia.