Na quarta-feira, o Japão selou a primeira vitória histórica contra a Alemanha em uma partida da fase de grupos da Copa do Mundo de 2022 no Catar, gerando comemorações generalizadas.
No entanto, o time japonês, conhecido por ser o jogador de maior educação do mundo, voltou a conquistar os corações dos usuários das redes sociais com seu gesto incrível. Em vez de comemorar a vitória, eles limparam o vestiário e o deixaram impecável após vencer a Alemanha.
Compartilhando uma foto do vestiário, a FIFA escreveu: “Depois de uma vitória histórica contra a Alemanha na #FIFAWorldCup no dia 4, os torcedores do Japão limparam o lixo no estádio, enquanto o @jfa_samuraiblue deixou seu vestiário no Khalifa International Stadium impecável.”
A imagem mostra toalhas, garrafas de água e recipientes de comida deixados organizados no balcão no centro da sala. Além disso, a equipe japonesa ainda deixou uma nota que dizia “obrigado” em japonês e árabe – com alguns guindastes de papel dobrados para garantir.
Enquanto isso, os torcedores japoneses, conhecidos por seu serviço de limpeza pós-jogo, continuaram seu pequeno ritual. Após a vitória por 2 a 1, os torcedores japoneses permaneceram nas arquibancadas do Khalifa International Stadium, não para comemorar o resultado, mas para limpar o lixo.
Assim que o estádio começou a esvaziar, os torcedores japoneses puderam ser vistos tirando sacos de lixo descartáveis azul claro. Eles podiam ser vistos andando pelo estádio, abaixando-se para pegar copos, garrafas, embalagens de comida e até bandeiras alemãs descartadas.
Os usuários de mídia social ficaram impressionados com o gesto e ficaram maravilhados com os valores e a cultura japonesa. Um usuário escreveu: “Não são apenas os torcedores, os jogadores após uma partida cansativa e a adrenalina de uma de suas maiores vitórias de todos os tempos … encontraram energia e calma para limpar seu vestiário. Veja o origami que eles deixaram atrás também. Muita admiração por seu compromisso com a limpeza.” Outro escreveu: “Quando se trata de ‘forma e ética de trabalho’, nenhum país pode vencer o Japão…”
Quando questionado por outro fã nas redes sociais por que isso se tornou um costume dos fãs japoneses, um respondeu: “Somos japoneses, não deixamos lixo para trás e respeitamos o lugar”.