A Caixa Econômica Federal tem uma modalidade tradicional de crédito que garante empréstimos de até R$ 100 mil mesmo para clientes que estão negativados. Criada em 1861, ela não exige consulta aos órgãos de proteção ao crédito, o que reduz bastante a burocracia do processo.
Leia mais: Até R$ 1 mil de crédito pelo Caixa Tem HOJE: saiba como conseguir
Em geral, o consumidor que precisa de dinheiro emprestado precisa passar por uma avaliação de crédito feita pelo banco credor. Quando está com o nome sujo no Serasa ou SPC, o pedido quase nunca é aprovado.
Crédito para negativados
A alternativa em questão é o penhor Caixa, que utiliza objetivos de valor como garantia de pagamento da dívida. O valor do crédito varia de acordo com o bem penhorado pelo contratante, sendo aceitos itens como: joias, canetas de valor, pratarias e relógios.
A avaliação é feita na hora por um profissional da instituição e os limites de empréstimos podem chegar até 100% do valor da garantia para quem tem um bom relacionamento com o banco.
Após o fechamento do contrato, os bens são guardados no cofre da Caixa e devolvidos ao consumidor ao final do pagamento completo da dívida. Se preferir, o cliente pode renovar o contrato quantas vezes quiser.
Como penhorar meus bens?
Para descobrir em quais agências o serviço está disponível, o interessado pode acessar o site da Caixa, preencher os campos informados e clicar em “Buscar”. O portal informará quais são os bancos mais próximos do local indicado.
No ato da contratação, o cliente deve apresentar RG, CPF em situação regular e comprovante de residência. O dinheiro é liberado na hora. Em caso de não pagamento da dívida após 30 dias após o prazo máximo de vencimento, o item pode ir a leilão.